8.8.09

Gripe suína nas unidades penais

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná vem alertando as autoridades penitenciárias do estado, a tomar providências contra uma possível disseminação em massa da nova gripe nas unidades penais do estado.
A preocupação esta situada principalmente na alta concentração de pessoas nos dias de visitação aos presos, que ocorre duas vezes na semana na maioria dos presídios paranaenses.
Providências por outros setores, como a suspensão de aulas, eventos públicos e até a suspensão da visita aos presos na cidade de Cascavel, foram tomadas pela conscientização de que o risco de contágio da doença é alto. Os maiores prejudicados nos casos de aglomerações nas penitenciárias seriam os funcionários, os presos e os próprios visitantes.
Sugestões como a disponibilização de material de higiene e de proteção para uso dos funcionários e de suspensão da visita, até o isolamento de todos os presos pelo período equivalente à encubação da doença, já foram levadas para o Departamento Penitenciário pelo Sindicato, sem que nenhuma medida mais ousada tenha sido tomada pelas autoridades.
Temos consciência que a suspensão temporária da visitação aos presos seja uma medida eficiente de prevenção do contágio, sobretudo neste final de semana, dia dos pais, onde se prevê uma concentração ainda maior de pessoas, principalmente idosos e crianças.

Obs. Está prevista uma manifestação em frente ao complexo penal de Piraquara na manhã deste domingo.


Contato:    Clayton Agostinho Auweter
Presidente do Sindarspen

Fone: 041- 9934-5955