18.8.09

Verdelírio Barbosa (quarta)

“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável” ( Salmo 139 – 14)

JATOS EXECUTIVOS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES- liberou uma linha de financiamento com taxa de 4,5% ao ano para a compra de jatos executivos que chegam a custar US$ 8 milhões. Até o mês passado- os clientes da aviação executiva não tinham acesso a finaciamentos com taxas tão baixas.

RETORNO

O fazendeiro Aires Pedralli, que já foi dirigente do futebol profissional maringaense e sua esposa Angélica, acabam de retornar de um giro de 30 dias pela Europa, com uma estadia maior em Portugal e Itália.

A VERDADE

Quando se escreve a história de alguém deveria escrever contando a verdade. Na semana passada parente de um maringaense que teve sua história relatada estava muito “pê da vida”, afirmando que só escreveram a parte mentirosa, pois a realidade é bem diferente.

O VIAJANTE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, já está com nova viagem marcada. No final da semana Lula viaja para a Bolívia, onde manterá encontro com Evo Morales. Já que está no roteiro, no Domingo ele vai se encontrar com Hugo Chávez, em Caracas.

AZEDUME

O governador Roberto Requião, do PMDB, está muito “azedo” com o seu fiel escudeiro Sergio Bulka, presidente da Força Sindical e um dos líderes do Sindicato dos Metalúrgicos. É que Bulka deixou o PMDB para ingressar no PDT de Osmar Dias, por cujo partido pretende ser candidato a deputado federal.

DESIGNAÇÃO
O desembargador Miguel Thomaz Pessoa Filho, que foi juiz de Direito na Comarca de Maringá, acaba de ser designado para, como representante do Tribunal de Justiça do Paraná, compor o grupo de trabalhos para monitoramento de obras e padronização de critérios e layout para construção de imóveis do Poder Judiciário.

PRIMEIRONA

A China em um ano pulou do segundo para o primeiro lugar no mercado mundial de consumidor de carros, com o Brasil permanecendo em quinto lugar com 1.735 milhão de carros vendidos no primeiro semestre. A maior queda ocorreu com a Rússia que do quinto caiu para o décimo lugar,

MEIO AMBIENTE

O advogado e professor maringaense, Paulo Roberto Pereira de Souza, que foi presidente local da OAB, reitor da UEM, secretário de Estado e diretor do Banestado, proferiu palestra em Brasília no último sábado, tendo o Meio Ambiente como tema.

TREINAMENTO

Emerson Arantes Barizon, que é Atendente de Pessoa Jurídica do Banco Itaú – Agência Avenida Paraná-, em Maringá, passou 15 dias na matriz do Itau em São Paulo, em período de treinamento.

O NOVO LÍDER

Nove meses após ter perdido a liderança para o Itaú Unibanco, o Banco do Brasil retomou o posto de maior banco em ativos do Brasil e da América Latina. O BB saltou da 10ª para a 7ª posição no ranking dos maiores bancos da América Latina e dos Estados Unidos, de acordo com dados da consultoria Econômica. O Bank of América se mantém na liderança, seguido pelo JP Morgan Chase e pelo Citigroup. O Itaú caiu do 7º para o 8º lugar.

O SONHO

O professor Wilson Matos Silva, reitor do Cesumar, que tem um “jipão” muito bonito, tem um sonho. Ele ainda quer comprar um automóvel Belair. Nos anos 60 o saudoso Durval, um corretor de terras, era o grande destaque da cidade desfilando com o seu Belair.

MAIS QUE MARROCOS

No domingo, na antiga Boca Maldita, de Maringá, na esquina da Rua Santos Dumont com Avenida Getúlio Vargas, um fazendeiro estava esnobando que esteve visitando o Marrocos. Um maringaense pioneiro, que estava presente, afirmou: “Eu também já estive na Marrocos, na Cadiz e na Estrela Dalva, na Flórida e em outras”. Eram quatro das mais conhecidas casas de prostituição do passado em Maringá.

NOVO NOME

Mais um sintoma do fim da crise. O ministro Guido Mantega, da Fazenda e os empresários resolveu mudar o nome do Grupo de Acompanhamento da Crise. O novo nome agora é: Grupo de Acompanhamento da Competitividade, e o objetivo é retomar a agenda pré-crise.

VAI MUDAR

O ex-prefeito de Marialva, Humberto Feltrin, que ingressou recentemente no DEM, e que pretende disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Paraná, vai mudar de partido. Só não anunciou ainda para qual partido irá.

NÃO CONFIRMADA

Recebí de um amigo que reside na cidade de Nova Esperança, a informação de que estaria para sair a concessão de um canal de TV comercial para àquela cidade, e que cinco grupos estariam na disputa. Conversei com João Cioffi, o homem que sabe tudo de televisão e está sempre bem informado do que ocorrer no segmento, e ele disse desconhecer qualquer coisa com relação a uma emissora de TV para Nova Esperança.

O VISITANTE

Na próxima sexta-feira o vice presidente de operações internacionais da Nova GM, Nick Reilly, estará no Brasil. Ele virá para visitar a subsidiária brasileira da General Motors, que responde pelo segundo maior mercado da montadora fora da América do Norte.

CHÁ BENEFICENTE

O chá beneficente que estava programado para o dia 23 a partir de 14;00 horas no Salão de Festas da Igreja São Francisco Xavier, na Rua Monsenhor Kimura,36, com a renda revertida para a Casa de Nazaré, mudou de data. Agora será no dia 3 de outubro,

VACINAÇÃO

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil em Sarandi foram vacinadas 6.022 crianças. Agora, a Secretaria de Saúde está se concentrando na segunda etapa, que será realizada no dia 19 de setembro, no horário das 8;00 às 17;00 horas. A meta nesta segunda etapa é superar a primeira.

LÍDER MUNDIAL

A Vale foi líder mundial no ranking de mudanças climáticas recém publicado pelo Goldman Sachs. De acordo com o banco, a empresa gera suas emissões de forma mais efetiva. Foram analisados relatórios de 800 companhias.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Jotane Alves, Danilo Gouveia Zancan, Gentil Gomes da Silva, Bruno Ossuci, Maria C Donida, Mariana Capriglioni, Nilcéia Aparecida Tavares, Terezinha Dias Pitarelli, Mário Savelli Marques, Alfia Ophélia Peron Pulzatto, Eid El Ghoz, Arleti Izabel Bertoldi Gaspar, Heloisa Johansen Calvo.