25.8.09

Verdelírio Barbosa (quarta)

“Aleluia! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo” ( Salmo 47 – 1 )

FRANK, HOSPITALIZADO

O jornalista, advogado, fazendeiro e empresário Frank Silva, diretor presidente de O Diário foi internado no Hospital Paraná na última segunda-feira. Ficou em observação e ontem foi submetido a endoscopia.

FAZ UM MÊS

Hoje está fazendo um mês de uma data muito importante para Dom Anuar Battisti, arcebispo metropolitano de Maringá. É que no dia 26 de julho ele se encontrou com o Papa Bento XVI no Vale d’Aosta, nos Alpes italianos. Naquela oportunidade, o arcebispo de Maringá e outros bispos participaram da oração do Ângelus com o Papa e tiveram licença de ficarem no palanque ao lado de Bento XVI.

POSSE

Amanhã, às 17;00 horas, no Salão do Pleno do Palácio da Justiça, em Curitiba, será empossada no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, a promotora de justiça substituta em Segundo Grau Ângela Khury Munhoz da Rocha, em solenidade presidida pelo presidente do TJ desembargador Carlos A Hoffmann. Ela ocupa a vaga reservada ao Quinto Constitucional, destinada ao Ministério Público, e é a primeira mulher a compor o quadro de desembargadores da Corte.

POR ETAPA

O engenheiro civil, fazendeiro e empresário da construção civil, Hélio Costa Curta, que já foi presidente da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá-, e da Sociedade Rural de Maringá, disse que as coisas devem ser feitas por etapa: “Recebí convite para minha filiação partidária e estou analisando, agora com relação a uma possível candidatura a deputado federal é uma outra etapa, e uma outra análise”.

BOM REFORÇO
No último final de semana o PDT do senador Osmar Dias conquistou um importante reforço. É que Mário Pereira, que foi secretário de Estado, presidente da Copel, vice governador e governador do Paraná oficializou o seu ingresso no partido e admite disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Paraná.

NOMEAÇÕES

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nomeará até o final de seu mandato, no ano que vem, mais quatro ministros para o Supremo Tribunal Federal. Eros Grau fará 70 anos, e já disse que não vê a hora de ir morar em Paris, onde é proprietário de um belo apartamento.

DESTAQUE

O colunista social Oswaldo Militão destacou em sua coluna na Folha de Londrina: “A Sicredi União, que tem sede em Maringá acabou de inaugurar sua filial em Cianorte, onde foi divulgado que se trata da maior Cooperativa de Crédito do Paraná e uma das maiores do Brasil. Conta com 50 unidades de atendimento, 34 mil associados e ativos financeiros de 550 milhões, atuando em 75 municípios do Norte e Noroeste do Paraná. E sua assessoria adianta que a Sicredi União tem 200 milhões de reais para custeio de safra”.

O MINISTRO, VEM

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo estará em Maringá neste final de semana. Ele virá para o Encontro que o Partido dos Trabalhadores, marcado para sábado, quando haverá o lançamento oficial da candidatura de Ênio Verri para a presidência estadual do PT e de José Eduardo Dutra, para a presidência nacional.

GENÉRICOS

As vendas do mercado de medicamentos genéricos registraram aumento de 19,4% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, movimentando R$ 2.015 bilhões, enquanto que no primeiro semestre de 2008 a movimentação foi de R$ 1.688 bilhão.

COMÉRCIO EXTERIOR

O Instituto Mercosul, ligado a ACIM, realiza amanhã, das 8;30 às 17;30 horas, um treinamento empresarial na área de comércio exterior, com apenas 20 vagas. Trata-se do “Negociação estratégica internacional”, que servirá como base para profissionais que negociam com outros mercados através da língua inglesa, daí que será ministrado pelo norte-americano Marcus Jones. Informações pelo fone: 3025-9615 ou e-mail: eventos@institutomercosul.org.br

IKEBANA

Começa na sexta-feira, dia 28 e termina no domingo, dia 30, a Ikebana, com a realização da Exposição Estadual de Arranjoos Florais. Será na sede da Acema e a abertura está marcada para às 19;30 horas da sexta-feira.

DEBANDADA

Foi muito grande a debandada dos peemedebistas na Região Oeste do Paraná, o que atesta a divisão que está ocorrendo no partido. Segundo noticiou o jornal O Estado do Paraná, mais de 600 filiados saíram do PMDB e ingressaram no PDT.

NUTRIÇÃO ANIMAL

Depois de se reestruturar para absorver as aquisições da Zoofort e da Cargil, a empresa de nutrição animal Evialis, que também é dona da marca Socil, espera que o seu faturamento tenha crescimento de 15% neste ano. Para alcançar o objetivo, Nilton Perez, preside da Evialis planeja especializar algumas das nove fábricas da empresa no Brasil na produção da ração, e criar novos produtos.

NOVO SETOR

Servidor público municipal com muitos anos de bons serviços prestados, Amauri Morais, que trabalhava na Secretaria de Fazenda, agora está em novo setor. Amauri Morais, que é advogado, está agora no setor de Fiscalização do Setran.

TREM DE FERRO

Hoje, prefeitos e secretários do Norte e Noroeste do Paraná estarão reunidos na Universidade Estadual de Maringá. A reunião começará às 14;30 horas e a finalidade é discutir projeto para a implantação do trem ligando Maringá a Londrina.

MERCADO EXTERNO

Focada em tradução e dublagem, a Gemini, produtora carioca de áudio acaba de abrir em Los Angeles, nos Estados Unidos o seu primeiro escritório no exterior, visando prestar serviço para o mercado de cinema de Hollywood. A Gemini deve fechar ainda neste ano duas contas com estúdios americanos.

ELE VOLTOU

O empresário e ex-vereador maringaense, Geremias Vicente da Silva, que havia fixado residência em Curitiba mas continuava mantendo ligações com Maringá está de volta à cidade. Geremias está atuando no ramo da construção civil.

OS PASTORES

Todo mês acontece o encontro da Ordem dos Pastores de Maringá em uma das igrejas da cidade, numa espécie de rodízio. Amanhã, o

Pastor Noel Aparecido da Cruz estará recebendo mais de 100 pastores maringaenses para o café da manhã em sua Igreja Ministério Anunciai.

ACENDE BRASIL

O Instituto Acende Brasil promoveu ontem, em Brasília, o 5º Fórum Instituto Acende Brasil – Mudanças Climáticas e o Setor de Energia: Rumo a Copenhague. Foram apresentadas seis propostas sobre o tema para debate, que teve participação de representantes dos ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia e de Ciências e Tecnologia.

MULHERES DO PMDB

Umberto Crispim de Araújo, presidente do Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, informa que no próximo sábado, dia 29, vai acontecer no Bristol Metrópole Hotel, o grande Encontro Estadual da Mulher Peemedebista. Íris Rezende, que chegou a ser cogitada para a presidência nacional do PMDB, estará presente.

REGRA TRÊS

O advogado Nereu Vidal Cezar, que foi vereador, presidente e diretor geral da Câmara Municipal de Maringá não desiste de política e é desde já candidato a vereador. É candidato a vereador mas já disse que se o partido precisar ele está à disposição também para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. “Sou soldado”, disse Nereu.

SUSPEITA NA CÂMARA

Uma servidora pública municipal da Câmara Municipal foi dispensada do serviço na segunda-feira, com a recomendação de passar por uma consulta médica e ficar em observação na sua própria residência. A suspeita era de que a servidora poderia estar com a gripe suina.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Massao Tsukada, Nelly Santos, Sonia Dalva Cardoso, Heitor Bolela Filho, Rose Capelazzi, Luiz Fernandes Trevizan, Lourdes Donizete Cabau Santana, Jailton Pimentel da Silva, Acir Luiz Siqueira, Aluizio Mendonça, Claudio Sasazawa, Irene Freiria Fregadolli, José Osvaldo Vieira, Luiz Rogério Barnabé, Maria Ariete Ceconi Maio.