17.8.09

Verdelírio Barbosa (terça)

‘Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo que fizerem” ( Pedro 1 – 15 )

SABÓIA ESTÁ BEM

O médico e vereador maringaense, Dr. Sabóia, sentiu-se mal no último sábado quando participava de uma reunião. Recolheu-se à sua residência por volta de 11;30 horas, quando Isa, sua esposa solicitou atendimento da Unimed. Uma ambulância levou Sabóia até o Hospital Santa Rita, com a pressão altíssima e recebendo pronto atendimento médico, passando por exames preliminares. No domingo os exames foram concluídos e ontem o médico e vereador já estava em sua residência em período de repouso. Mas o susto foi grande.

DOM ANUAR

Começa hoje e vai até na quinta-feira, em Curitiba, o Encontro de Bispos e Pastores Sinodais. Foram convidados cerca de 40 representantes de igrejas evangélicas de confissão Luterana e líderes da Igreja Católica Apostólica Romana que fazem parte da Comissão Ecumênica Nacional. O encontro será em comemoração aos 10 anos do acordo bilateral entre católicos e luteranos sobre a doutrina da justificação pela fé e terá como tema “A Declaração da Justificação por Graça-10 Anos de Testemunho no Contexto Religioso Brasileiro”. Dom Anuar Battisti, Arcebispo metropolitano de Maringá, estará participando do encontro.

PESQUISA

O jornalista Luiz Geraldo Mazza, publicou em sua coluna no jornal Folha de Londrina: “Paraná Pesquisa fez a pergunta para os curitibanos: quem eles convidariam para jantar em sua casa, com 42,79% respondendo Beto Richa. Na pergunta, quem vocês não convidariam para jantar em sua casa, 43,44% responderam Roberto Requião”.

HOMENAGEM

Em solenidade realizada ontem, às 19;30 horas, no Auditório Mário De Mari, com diversas autoridades presentes, inclusive o presidente da Confederação Nacional da Indústria, o maringaense Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP, foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com o prêmio Honra ao Mérito.

JÁ É CANDIDATO

Nereu Vidal Cezar que foi vereador, presidente e diretor geral da Câmara Municipal de Maringá, pede para avisar seus amigos, que ele desde já é candidato a vereador. Pode até mudar de partido, mas não muda de posição.

RECUPERAÇÃO
O cantor sertanejo Sérgio Reis, que no último dia 8 foi submetido ka uma cirurgia do coração no Hospital Albert Einstein em São Paulo, passa bem. É a segunda vez que “Serjão” teve que passar por cirurgia, sendo que a primeira aconteceu quando ele fazia um show em Belo Horizonte.

NA FAZENDA

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, deu folga para toda a equipe do seu escritório maringaense no último final de semana. É que ele não tinha nenhum compromisso político na agenda, uma vez que resolveu passar o final de semana na fazenda em Rondonópolis.

DISTANCIAMENTO

Ademar Schiavone não chega a estar rompido com os irmãos Ricardo Barros e Silvio Barros II, mas não nega. Está distanciando dos dois políticos, e até mesmo da política maringaense.

MAIS SANTOS

Está tramitando no Vaticano processos de 18 figuras beatas, brasileiros ou que viveram no Brasil-, alguns dos quais a um passo de canonização para se tornarem santas, inclusive o padre Mariano de la Mata, que foi professor no Colégio São Josél, em São José do Rio Preto. Não é fácil o reconhecimento oficial de um milagre.

SEMANA FARROUPILHA

O advogado Waldir Frares, presidente do CTG Rincão Verde de Maringá, está muito entusiasmado com tudo que está sendo feito para comemorar a Semana Farroupilha, e inclusive participar do desfile de 7 de Setembro. Waldir calcula que pelo menos 200 sócios do clube estarão desfilando à cavalo no desfile.

A BIBLIOTECA

Um diretor do Banco Itau, ao falar a respeito das contas da Prefeitura de Maringa e dos servidores municipais, que ainda permanecem naquele banco, disse que entre os ítens da negociação está as instalações no primeiro andar do prédio da Avenida Paraná para a instalação da Biblioteca Municipal. Ele disse que tudo foi acertado no final do ano passado, e que se a biblioteca não mudou, o problema é da Prefeitura e não do banco.

DIREITO DE FAMÍLIA

Os mais importantes nomes do Direito de Família do País- e alguns da Europa-, estarão reunidos em São Paulo nos dias 26 e 27 deste mês no Terceiro Congresso Paulista de Direito de Família. Neste ano, além de discutir vários temas, o encontro terá como foco os direitos para os menores e a proteção jurídica da família, da criança e do adolescente.

SARANDI

A Câmara Municipal de Sarandi, realizou Reunião Ordinária, ontem às 17;30 horas sob a presidência de Cilas Souza Morais. Durante a reunião foram apreciados sete Requerimentos, quando Projetos de Lei e cinco Projetos de Lei Complementar.

PARANINFO

No sábado que vem, dia 22, no Ginásio de Esportes Cesumar haverá Sessão Solene de Colação de Grau dos formandos de julho de 2009 dos cursos de: Design de Interiores, Gastronomia, Teologia, Letras, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Gestão de Negócios Imobiliários. O Paraninfo Geral será o prefeito Silvio Magalhães Barros II.

PREMIAÇÃO

Ontem, o ex-ministro e ex-deputado federal Delfim Netto, recebeu o prêmio de “economista do ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil e pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo. Também foram premiados: Octávio de Barros, escolhido “economista chefe de 2009”, Tânia Bacelar “economista do setor político”, Fernando Pedrão “ensino e pesquisa” Luiza Trajano “comércio”, e Luiz Gonzaga Bertelli “indústria

EXPOSIÇÃO

Aconteceu ontem, às 17;00 horas, no Fórum Trabalhista de Maringá, a abertura da exposição de fotografias e poesias intitulada “Fotografando Poesias”, das servidoras Edeny Mendes da Rocha e Ivy Menon. A mostra permanecerá no fórum até o dia 17 de setembro, disponível ao público das 12;00 às 18;00 horas, de segunda a sexta-feira.

POSSE

Na próxima sexta-feira, dia 20, às 19;30 horas, em cerimônia que será das mais concorridas, o padre Nelson Maia, será empossado na Paróquia São Pedro Apóstolo em Inajá.

ESCOLINHA

O governador do Paraná, Roberto Requião, vai reunir hoje, a partir de 8;30 horas todo o seu secretariado estadual no Museu Oscar Niemeyer, no Teatro Guaíra, quando assuntos relacionados com o governo e todas as suas pastas estarão sendo discutidos. A reunião que já se tornou uma tradição, ficou conhecida como “Escolinha do Requião”.

CÂMARA

O vereador Mário Hossokawa, do PMDB, preside hoje, às 16;00 horas, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maringá, quando diversas matérias estarão sendo apreciadas pela edilidade maringaense.

FALECIMENTO

Faleceu domingo em Maringá, o ex-prefeito de Paiçandu, José Antonio Piovan, com o sepultamento ocorrendo ontem no Cemitério Municipal daquela cidade. O prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva, decretou Luto Oficial por três dias.

SERRA, LIDERA

Pesquisa realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta José Serra em primeiro lugar para presidente da República com 37%, aparecendo Dilma Roussef em segundo lugar com 16%; Ciro Gomes em terceiro com 15% e Heloisa Helena em quarto lugar com 12%. Na pesquisa, quando o nome da senadora Marina Silva é incluído e sem o nome de Aécio Neves, José Serra alcança 36%, Dilma Rousseff fica em segundo com 17%; Ciro Gomes fica em terceiro lugar com 16%; Heloisa Helena fica em quarto lugar com 14% e Marina Silva aparece com 3%.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Padre Jair Presinatte, José Barbosa ( diácono), Sérgio Luiz Câmara Lopes, Joaquim Aparício Paes, Sérgio Rodrigues, Maristela Ferreira, Rafaela Accietti de Ávila, Genésio de Santana, Luciane de Fátima Mendonça, Alexandre Ferreira, Antonio Carlos Sanseverino Filho, Arno Silves Macagnan, Filomena da Conceição Martins Agostinho, Lourdes de Ramos Watanabe, Lucinei Mologne Paulo, Maurilio Batista Palhares, Nilza Gomes Vieira Marques, Paulo de Carvalho, Walneu Rodrigues.