12.9.09

Cancelada a partida entre AEREB e Sport Campo Mourão

O MP de Engenheiro Beltrão promoveu ação civil publica sob n. 367/2009 com objetivo de interditar o Estádio João Cavalcanti de Menezes. A ação civil publica foi promovida pelo Promotor de Justiça do Município Dr. Jose Pereira Pio de Abreu Neto e concedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Engenheiro Beltrão Silvio Hideki Yamaguchi.
O Estádio foi vistoriado em julho deste ano pelo Presidente da Comissão de Vistorias da FPF o Engenheiro Reginaldo Cordeiro. Na ocasião Cordeiro apresentou um laudo extenso de exigências para aceitação do uso do Estádio em campeonatos oficiais da FPF e CBF.
O relatório foi recebido pela Diretoria da AEREB que após analisar as condições estabelecidas e prazo para reinicio das competições de juniores e o estadual 2010 informou a FPF da impossibilidade de cumprir as exigências, tanto pelo prazo como pelo custo da obra.
Entre os itens mais caros seria a remoção das arquibancadas metálicas, e substituição por alvenaria, construção de banheiros em alvenaria na torcida visitante, substituição de 250 metros de muro em amianto por alvenaria, alem da elevação dos muros antigos para uma altura maior.
Segundo a FPF, através de fax enviado a Diretoria da AEREB a Prefeitura Municipal recebeu copia do laudo e Prefeito Municipal Elias Lima garantiu as obras ate 12/12/2009. Ate a presente o estádio encontra-se no mesmo status do dia da realização da vistoria. A Diretoria da AEREB, já preocupada com a definição do campo de jogo para o estadual de 2010 indicou o Estádio Willie Davies em Maringá para disputar o campeonato, visto que a Prefeitura de Maringá garantiu a entrega das obras do estádio ate novembro deste ano, quando receberão jogo da seleção brasileira feminina em partida amistosa com uma seleção Maringaense.
O orçamento superficial das obras do JCM passa de R$ 1.000.000,00 considerando a recomposição da quantidade de publico depois de removidas as arquibancadas metálicas. Há de se considerar que no mês de agosto, a AEREB recebeu um fax da FPF solicitando a viabilização da iluminação do estádio, orçamento próximo de R$ 300.0000,00. A iluminação do estádio havia sido uma promessa de campanha do Prefeito eleito.

Falta de Laudos
Diante das exigências impostas pelo Presidente da Comissão de Vistorias, Reginaldo Cordeiro os laudos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros não foram renovados. A falta de laudo, seja no JCM ou em qualquer outro local publico no Município torna ilegal a realização de eventos esportivos e shows.

FPF acima da Lei.
Mesmo ciente da situação, comunicada expressamente pela Diretoria da AEREB a FPF ignorou a falta de laudos e ordenou a realização de jogos no Estádio. Na oportunidade a AEREB indicou outro local de jogo como previa o regulamento da competição, mas tal fato foi ignorado.
Buscando corrigir o erro a FPF cometeu um erro maior, ordenando a realização de jogos com portões fechados. Uma inovação ilegal e sem qualquer respaldo jurídico, aja visto que o próprio STJD, em julho de 2008 decidiu em por “fim ao mando de jogos com portões fechados” quando um clube era apenado pela justiça desportiva, fato este que não ocorreu com a AEREB.
O jogo entre AEREB 4x0 Cianorte foi realizado nestas condições causando sérios constrangimentos a vários torcedores que vieram de cidades vizinhas para ver o jogo e deram com os portões do estádio fechados.
A FPF com esta atitude ignorou o próprio “Regulamento Geral das Competições 2009” idealizado pela própria entidade em seu artigo 55, cujo texto e bem claro, “Os jogos de campeonato só podem ser realizados em campos vistoriados e oficializados pela FPF e que satisfaçam às exigências técnicas e de segurança determinadas pela Comissão de Vistorias da FPF”.

Jogo Cancelado
Após comunicar a FPF do fato ocorrido o jogo marcado para este sábado, cuja instrução da federação seria também de “portões fechados”, a FPF determinou o cancelamento da partida. Outro local já foi indicado pela AEREB, em um CT que o clube utiliza para treinos e partidas amistosas. Basta saber se a FPF acatara a indicação, também prevista no seu regulamento de competições.

(Enviado pela Aereb)