16.9.09

Verdelírio Barbosa (quinta)

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”( Hebreus 11 – 6 )

FALECIMENTO

Faleceu na tarde de ontem, Otair Rodrigues Lisbôa, que durante muitos anos gerenciou a agência local do Banespa, situada na Avenida Brasil. O corpo está sendo velado na Capela do Prever e o sepultamento será hoje às 10;00 horas no Cemitério Municipal de Maringá.

EFEITO DO BLOQUEIO

Após a entrada em vigor do bloqueio antitelemarketing do Procon de São Paulo, no fim do primeiro semestre, as áreas de televendas das empresas perderam espaço. A lei afetou o emprego provocando a demissão de 17 mil em São Paulo. A informação é de Stan Braz, diretor presidente do Sindicato das Empresas Paulistas de Telemarketing.

CÂMARA

Mário Hossokawa preside hoje às 16;00 horas Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maringá, quando diversas matérias estarão sendo apreciadas pelos vereadores.

AMPLIAÇÃO

A Land Rover está estudando formas para ampliar as vendas do modelo Defender às Forças Armadas. Uma das possibilidades em estudo é a produção dos veículos no país. Segundo o diretor de vendas da Land Roover Brasil, Luiz Tambor, a marca vende cerca de 150 veículos às Forças Armadas por ano. A meta é vender 200 carros neste ano.

PÉ VERMELHO

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB, vai passar boa parte da tarde de amanhã na cidade de Ivatuba. É que ele vai almoçar naquela cidade com o prefeito Vanderlei Santini, e depois participará da reunião que a AMUSEP- Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense- realizará às 13;30 horas.

PROTEÇÃO AO VERDE

Metade das companhias em todo o mundo estão dispostas a abrir mão de parte dos lucros em prol de ações de sustentabilidade. As informações são de pesquisa anual da consultoria Grant Thornton International, com 7.200 empresas de 36 países. Entre as companhias brasileiras, o índice é menor, de 43%.

FORÇA VERDE NA FAEP

O comandante da Polícia Ambientel – Força Verde -, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, apresentou ontem aos representantes do Sistema FAEP, com supervisores do SENAR-PR, suas metodologias de ação na defesa do meio ambiente e no combate à devastação das matas do Paraná. Foram mostrados vídeos institucionais sobre a formação da Força desde sua fundação em 1957. O capitão Luiz de Ávila Júnior explicou como a PM ambiental age no meio rural nas autuações quando existem crimes ambientais e como o agricultor deve se utilizar de sua área sem ferir a legislação ambiental. Os militares foram recepcionados na reunião pelo diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia.

TRANSFERÊNCIA DO BISPO

O Papa Bento XVI anunciou ontem a transferência de Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Paranavaí para a Diocese de Bragança Paulista, no Estado de São Paulo. Dom Sergio sucederá a Dom José Maria Pinheiro, com 71 anos, cujo pedido de renúncia foi aceito por Bento XVI. Ainda não está decidido quem será o novo administrador de Paranavaí.

NOVO BISPO

No dia 2 de outubro, vai acontecer a posse de Dom Celso, o novo bispo da cidade de Apucarana. Dom Celso foi padre em Campos Gerais e recebeu ontem a confirmação de que o prefeito de Curitiba, Beto Richa, estará presente em sua posse.

INAUGURAÇÃO

A Vale vai inaugurar no dia 22 deste mês uma nova usina de pelotas, em Itaberito, no Estado de Minas Gerais, onde foram investidos R$ 2,3 bilhões, na usina que será a décima de pelotização da companhia no Brasil e terá capacidade para produzir 7,5 milhões de toneladas de pelotas por ano.A pelota é um produto de valor agregado maior do que o minério “in natura”, porque requer menos energia para ser transformado em aço.

NOVO CLIENTE

A Textual Comunicação está com um novo cliente. Trata-se do CREA-PR, com a Textual se tornando responsável pela assessoria de imprensa na regional de Maringá, que inclui as cidades de Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte, Umuarama e Maringá.

RESPOSTA

A Vale reforçou a forte campanha de mídia em jornais e TV para dizer que é a empresa privada que mais investe no Brasil. A campanha foi lançada há dois meses e ganhou relevância com o acirramento das críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à gestão de Roger Agnelli.

CIRURGIA

Ademar Schiavone, que aos domingos publica no JORNAL DO POVO a coluna Memórias de um Bom Sujeito, foi operado ontem do coração em um dos principais hospitais de Curitiba. Cida, esposa do Ademar disse que tudo correu bem, e agora é partir para a recuperação.

SEM SONEGAÇÃO

O Sindicato das Distribuídoras de Combustíveis, lançou ontem na feira Expo Postos & Conveniência, uma campanha contra a sonegação de impostos no setor de álcool. O sindicato apresentou um modelo de impostômetro do setor que será colocado nos principais postos de combustível do país. Estimativas do Sindicom apontam rombo de R$ 1 bilhão na arrecadação fiscal por conta da sonegação.

FUNCIONÁRIOS DO IML

No dia 19 de junho de 2009 a deputada estadual Cida Borghetti pediu ao governo do Estado a contratação de funcionários para o IML de Maringá. A deputada argumentou que em razão da falta de funcionários há laudos sendo feitos em Londrina. Em resposta o governador informou que a solicitação foi atendida. No mês passado uma digitadora do IML da capital foi designada para prestar serviço provisório em Maringá, além da contratação de 134 policiais que irão reforçar o quadro de funcionários da Polícia Científica do Paraná composta pelo Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística.

PEDIDO DA FIEP

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, entregou na última terça-feira ao presidente Lula e aos ministros Guido Mantega e Paulo Bernardo, respectivamente da Fazenda e Planejamento, ofício pedindo a sanção da Medida Provisória que entre outros assuntos, reconhece o direito ao crédito-prêmio do IPI a empresas que realizaram exportações até 1990 para litígios instaurados até a conversão da Medida Provisória em lei.

REQUIÃO EM PARANAVAÍ

O governador do Paraná, Roberto Requião, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, estará hoje na cidade de Paranavaí. Lá, o governador tratará de assuntos administrativos e também políticos.

JOÃO ARRUDA AQUÍ

Quem estará hoje em Maringá é João Arruda, que se destaca não pelo fato de ser sobrinho do governador Roberto Requião, mas pelo excelente trabalho na condição de secretário geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, no Paraná.

MAURÍCIO REQUIÃO

Maringá vai receber hoje um nome importante da política paranaense e do PMDB. Trata-se de Maurício Requião, que foi secretário de Estado da Educação e estará na cidade para cumprir compromisso com inauguração de obra na UEM.

ELÍ NA INGAMAR

O excelente e experiente repórter Eli Silva, que já passou por diversas emissoras de rádio em Maringá e pela Rádio Banda 1 de Sarandí, resolveu retornar ao rádio para atender convite de Ananias Rodrigues, que agora é Diretor Comercial e Artístico da Rádio Ingamar. Elí Silva faz reportagens e entrevistas de Maringá direto para a Ingamar de Marialva.

EM SÃO PAULO

Quem viajou ontem para a capital paulista, de onde deve retornar amanhã foi o empresário Silvio Chaves, que foi prefeito da cidade de Nova Esperança, e que está sendo sondado pelo Partido Verde. Silvio Chaves foi a São Paulo tratar de assuntos empresariais.

SEM CONCILIAÇÃO

Recebi ontem a informação de um advogado local de que os Núcleos de Conciliação de sindicatos maringaenses deverão encerrar atividades em razão de uma liminar que está tramitando na justiça. Segundo o advogado, as ações passam a serem julgadas diretamente pela Junta de Trabalho.

FESTIVAL DE VÍDEO

Acontece amanhã o lançamento do Festival de Vídeo de Maringá, no Campus II, da UNIFAMMA- Faculdade Metropolitana de Maringá-. Para a abertura do evento está programada a palestra: A produção de mídia contribuindo na educação e na sociedade”, com a secretária de Cultura, Flor Duarte, o jornalista Marcelo Bulgarelli, da RIC TV (Record-Maringá), e a psicóloga e professora da UEM Ana Maria Teresa Benevides Pereira. Após a palestra será divulgado o regulamento para as inscrições no Festival e também para as oficinas e minicursos que serão ofertados, gratuitamente, pela UNIFAMMA. Outras informações pelo josias@unifamma.edu.br.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Raimundo Fortunato Botti, Ary Veloso Queiroz, José Gomes Rodrigues, Ana Carolina Furlan, Aline Ferrioli Csucsuly, José Francisco Sanches, Maria Alice Sanches, Adélia Bernardi Zardetto, Alessandra Cezário, Antonio Aparecido Baptista, Aparecido Domingos Regine (Zebrão), Julio Cezar de Oliveira, Marcelo Castro, Márcia de Lima Agosti, Maria da Graça Mattos Belini, Roberto Peralto, Roberto Wilson Teixeira.