3.9.09

Verdelírio Barbosa (sexta)

“Confesso a minha culpa, em angústia estou por causa do meu pecado” (Salmo 38 – 18 )

ABSOLVIDOS

A quarta-feira foi um dia de muita felicidade para o deputado estadual Dr. Batista, do PMN de Maringá e para o vereador maringaense Mário Hossokawa, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral. Eles estava respondendo processo por receber contribuição de cooperativa para suas campanhas, no valor de R$ 1 mil reais. Como cooperativas estão impedidas por uma Resolução, e não por lei, de fazer contribuições para campanhas eleitorais, eles que desconheciam a proibição estavam respondendo processo. Batista e Mário devolveram as importâncias recebidas e foram absolvidos por 4 votos contra 2.

O FAZENDEIRO

Desde ontem, nesse final de semana, o deputado federal Odílio Balbinotti, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, de Maringá, deixa de lado as funções legislativas, para se preocupar apenas com a atividade que é em verdade a sua profissão. Odílio que sempre enfatizou que vive da produção rural e não da política, está em sua Fazenda Adriana, no município de Rondonópolis, onde permanecerá até na segunda-feira.

EM VIAGEM

O engenheiro André Tripoloni, diretor da empresa Construtora Sanches Tripoloni, que está construindo uma Contorno Norte, obra das mais importantes para Maringá, viajou para São Paulo. André Tripoloni deve retornar da capital paulista na segunda-feira.

MERCADO EXTERNO

A Totvs, empresa brasileira de sistemas de gestão, que tem Marília Gabriela como garota propaganda, está ganhando o mercado externo, com unidades em Angola, Bolívia, Uruguai, Portugal, Argentina e Paraguai. Com as novas franquias, a Totvs chega a 15 unidades mundo afora.

OS CORREDORES

Quase 100 corredores maringaenses estão se mandando para o Rio de Janeiro neste final de semana. Eles estarão participando da Maratona do Rio onde Maringá tem tradição de participar sempre com um grande número de corredores.

JOVEM EMPREENDEDOR

Michel Vieira da Silva, diretor de conteúdo do jornal O Diário do Norte do Paraná, foi escolhido pelo Conselho de Jovens Empresários de Maringá –COPEJEM-, como o Jovem Empreendedor 2009. No ano passado o ganhador do prêmio foi o empresário Maurício Real Prado, proprietário da WRA Gestão em Tecnologia da Informação.

SAÚDE ABALADA

Pesquisa da Sul América com mais de 26 mil homens de 19 a 50 anos mostra que 17% são obesos, sendo que a maioria deles, ou seja 60%, é sedentária. Em 2004, a inatividade física atingiu 56,7% dos homens.

TRATAMENTO IGUAL

Nery Thomé, presidente da ADI – Associação de Jornais Diários do Interior-, está pedindo ao governador Roberto Requião, tratamento igualitário aos jornais do interior. Só que na ADI não existe critério igualitário e só participam os jornais que ela escolhe. Muitos jornais nunca receberam uma visita ou um telefonema da ADI convidando a se filiarem.

CONVITE

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está convidando para o lançamento da Campanha de Incentivos Fiscais do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA 2009 -, na próxima terça-feira, dia 8, às 8;30 horas no Auditório do SESC

É CONTRA

A Fecomércio-SP-, enviou na última quarta-feira, ofício a todos os deputados federais que representam o Estado de São Paulo. No ofício a Fecomércio se posiciona contra a criação da Contribuição Social para a Saúde-CSS-, que seria o novo CPMF.

PREPARANDO MALAS

O jovem empresário maringaense Eduardo Araujo, está preparando malas para uma nova viagem. Eduardo, que se tornou conhecido ao lançar o Rodeio Universitário, vai para os Estados Unidos.

AEROPORTO

No período de janeiro a julho deste ano, o Aeroporto Regional Silvio Name Júnior teve 145.157 passageiros entre embarque e desembarque, registrando um crescimento de 76,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando alcançou movimento de 135.430 passageiros. A informação está no Blog do Rigon.

COMBUSTÍVEIS

O controle de qualidade dos combustíveis será o tema da 10ª edição da Analítica Latin América, um evento sobre tecnologia e equipamentos para laboratórios, análises, biotecnologia e controle de qualidade, que será realizado em São Paulo nos dias 8, 9 e 10 deste mês. O evento tem a parceria da Unicamp.

CONBRAD

Será realizado no Teatro Marista de Maringá, no período de 14 a 17 deste mês de setembro, o VI Congresso Brasileiro de Administração, que terá como tema principal: Sustentabilidade – Um Desafio para o Administrador-. O Congresso vem sendo realizado em Maringá desde 2003 e neste ano nomes importantes estarão proferindo palestras.

OS PALESTRANTES

A senadora Marina Silva; o fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman; o Dr. Mozart Neves Ramos, Rafael Medeiros e Dalmir Sant’Ana, serão os palestrantes no VI CONBRAD que será realizado no Teatro Marista de Maringá, entre 14 a 17 de deste mês.

COMPRA DO PORTO

A Odebrecht Investimentos em Infraestrutura, em parceria com a DP World, operadora de terminais portuários com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fechou a aquisição da Empresa Brasileira de Terminais Portuários, terminal portuário privado do grupo capixaba Coimex que será construído ao lado do Porto de Santos. Os termos financeiros do acordo não foram revelados, e os investimentos para a construção do terminal estão estimados em US$ 500 milhões.

VISITA

O empresário sarandiense, Julio Bifon, que foi o primeiro prefeito de Sarandi, cargo que ocupou em dois mandatos, sendo também o primeiro deputado estadual eleito pelo referido município esteve visitando o JORNAL DO POVO. Julio Bifon continua desfrutando de muito prestígio e bom relacionamento no meio político, mas não pretende disputar mais nenhum cargo público, se dedicando apenas à administração de seus negócios. E, quando sobra tempo, faz caminhada no Parque do Ingá, com a esposa Maria.

PPS TEM ENCONTRO

O PPS, que em Maringá está sendo presidido pelo advogado Waldir Frares, realiza encontro regional hoje às 9;00 horas no Auditório Ahloz, na Avenida Nóbrega, 347, com a presença do deputado federal Roberto Freire, que é o presidente nacional do partido, e de Rubens Bueno, presidente do PPS paranaense e secretário nacional do partido.

NOVO RECORDE

Apesar da queda de 9,6% na venda de veículos em agosto, na comparação com o mês de julho, as montadoras esperam um novo recorde neste ano. Até agosto, foram emplacados 1.993 milhão de carros, e a expectativa é superar 3 milhões de veículos vendidos no país neste ano, superando assim os 2,8 milhões comercializados no ano passado.

FALECIMENTO

Faleceu ontem, um dos pioneiros de Maringá, o senhor Pedrinho Kawakami, que durante muitos anos foi proprietário da empresa Ana Confecções, situada na Avenida Brasil entre a Avenida São Paulo e Rua Piratininga. Pedro Kawakami nos últimos anos vinha atuando no setor de turismo ao lado de sua esposa Ana, com a empresa Ana Turismo.

LANÇAMENTO

Amanhã, às 19;00 horas no Espaço Motevila, situado na Avenida Governador Roberto da Silveira, na cidade de Apucarana, saída para Maringá, será lançado o livro “A Saga dos Kowalski”, obra que resgata o histórico da imigração ucraniana no Brasil e no Paraná, tendo como centro a trajetória da família Kowalski, que deixou seu país em 1891, fixando-se na região de Curitiba. “A Saga dos Kowalski – O legendário Nicolau, sua família, história de sucesso no competitivo agronegócio brasileiro”, é mais um livro do escritor e jornalista maringaense Rogério Recco.

O RETORNO

O empresário Edmar Arruda, que no final de semana ingressou no PSC do Ratinho Júnior, tendo viajado com a família em seguida para um rápido período de descanso, retorna hoje a Maringá. Edmar que foi vereador dos mais atuantes, tendo disputado a Prefeitura de Maringá e sendo candidato a deputado estadual, está se preparando para ser candidato a deputado federal nas eleições do ano que vem.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Inês Amorim Costa, Madalena Stocco Machado, Maria Lúcia Mendonça Luz, Marley Peres Fávaro, Moisés Adão Batista, Teresa Furquim, Luciano Matias, Carlos Alexandre Siqueira Weitz, Claudio Rocha Júnior, Arieli Lingiardi, Wagner Matsumura.