5.10.09

Doze coisas que adoro em você

Por Robert Stephen Newnum

Quero escrever uma homenagem a você, Maria Newnum, minha companheira de vida há mais de dez anos. Você vai fazer aniversário dia 5 de outubro. E como toda mulher, você está preocupada com as mesmices e as mudanças da vida. Afinal das contas, você está com um único e mesmo homem durante todos esses dez anos. Mas seu amor não tem me faltado.
Algum tempo atrás você escreveu um lindo artigo sobre meu aniversário. Quero retribuir, escrevendo sobre as doze coisas que adoro em você. E não foi fácil limitar a só doze!
Então, aqui vão doze coisas que eu adoro em você:
1 – Você leva a vida muito a sério: você se preocupe com as pessoas que estão sofrendo e são injustiçadas. Você não admite que essas coisas continuem;
2 – Você não se contenta em ficar quieta perante tais injustiças. Você fala as coisas que precisam ser ditas, mesmo quando é incômodo. Isto pode aborrecer outras pessoas, mas também dá muito respeito às suas falas e escritos;
3 – Você é uma intelectual sempre pensando e refletindo sobre as situações na cidade, no país e nas questões religiosas;
4 – Você é uma boa escritora e tem escrito muito sobre suas indignações e com isso tem alcançado um grande grupo assíduo de leitores e leitoras, - mas você sempre escreve com seu coração A sua influ-ência é muito maior do que você imagina;
5 – Você sabe muito mais do que percebe, mas é sempre humilde em admitir suas carências no caminho de aprendizagem, e está sempre sedenta para aprender mais;
6 – Você adora seus alunos e suas alunas (incluindo os meus!). Você é sempre uma professora que está pronta a escutar, ajudar e dar conselhos. Você não admite plágios, mas sim, encoraja os alunos e as alunas a aprenderem a pensar e refletir;
 7– Por opção, nós não temos filhos ou filhas. Mas você adora crianças e tem um amor muito grande para minhas filhas, os nossos sobrinhos e nossas sobrinhas e sempre adora outras crianças que encontra no caminho;
8 – Você busca sempre estar em forma e faz muito exercício e me ajuda a fazer caminhadas junto com você;
9 – Você diz que a cozinha não é sua especialidade, mas você sempre prepara pratos gostosos e saudáveis. E me faz gostar de comer coisas que eu não gosto!
10 – Você está cada dia mais linda! Não sei como consegue isto, deve ser magia!
11 – Você não falta em me dar carinho e atenção, e me mima demais, sempre dando massagens nos pés quando eu peço (e eu gosto!), mas também você trata outras pessoas com este mesmo cuidado (menos com relação às massagens nos pés);
12 – Você me ama profundamente, apesar de minha chatice e todos os meus defeitos. E sempre fala que me ama.
Foi difícil limitar a doze coisas, muitas outras ficaram de fora. Mas isso dá pelo menos uma pequena amostra!
Feliz aniversário, minha companheira, minha luz, minha alegria. Com todo amor. I love and adore you.
__________
Robert Stephen Newnum é filósofo, matemático, mestre em divindade, e doutor em ciências da religião. Além de professor, é ativo no Movimento Ecumênico de Maringá e no Grupo de Diálogo Interreligioso.