2.10.09

Minha lista de aniversário

Meu aniversário será num dia do mês de outubro. Mas comemoro o mês inteiro. Um dia só? Para comemorar meu nascimento? É pouco! Felizmente sei que sou querida e por isso no mês do meu aniversário vou abusar nos pedidos. Listo aqui meus desejos “imaginários” e “reais”... Façam tudo para me presentear:

1 – Quero receber flores frescas nas manhãs. Se forem roubadas, melhor;
2 – Quero receber caixas de leite longa vida. Endereçadas à mim na portaria do meu prédio: Av. Cerro Azul, 1200;  na cidade: Maringá. Toda doação será encaminhada à Associação Indigenista de Maringá da qual sou colaboradora. Quero uns mil litros!
3 – Quero ser aprovada no meu segundo mestrado; de preferência na UEM - Universidade Estadual de Maringá; cuja teoria crítica é marcante...
 4 – Quero a paz mundial e a resolução de todos os conflitos bélicos e religiosos;
5 – Se o pedido 4 não for possível; quero o fim dos conflitos em Honduras, onde os pobres, como sempre, estão pagando com a conta;
6 – Quero que o presidente Lula rejeite (se ainda não o fez) o projeto de aumento do número de vereadores nos Estados e o aumento de salários no Senado; porque isso é vergonhoso e porque reduz investimentos em educação e saúde para toda população brasileira; ao invés disso, que ele assine o projeto que criminaliza a homofobia no Brasil (se ainda não o fez);
7 – Quero que o presidente Lula e sua Base governista abandonem a idéia de “rebatizar” a CPMF com novo nome. Os impostos brasileiros estão entre os mais altos do mundo. E, grande parte desses impostos cai no ralo da corrupção. Isso é fato; e,  é vergonhoso!!!
8 – Quero que a imprensa nacional pare de “ridicularizar” nossa condição brasileira de “ser pensante” e comece à veicular em programas e noticiários, questões de relevância nacional e mundial;
9 – Quero o fim dos “reality shows”; definitivamente, massa de manobra, cujo objetivo primário é emburrecer as massas e impedir reflexões mais amplas sobre os papéis dos políticos “eleitos” e dos “indivíduos” eleitores; submetendo os segundos à lógica consumista promovida pela Indústria Cultural que, através da mídia, os colocam como ‘protagonistas” de seu próprio fracasso. É como se dissessem que é o pobre, e não o sistema capitalista,  responsável  pelo “mal” funcionamento da economia nacional e mundial; estou farta disso...
10 – Quero o fim da “criminalização” dos movimentos sociais pela mídia. No dia em que esses movimentos forem “extintos”, certamente experimentaremos o “estado de sítio” e a “suspensão dos direitos democráticos”; tal como ocorreu na ditadura milita brasileira, expressa no AI5.

No mês de outubro me mandem flores frescas. Flores roubadas dos quintais de seus vizinhos... Não se preocupem: Eles dormem o sono tranqüilo; embalados por pessoas que um dia perderam a vida; sonhando com uma sociedade igualitária e fraterna.

___________

Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática e articulista.