6.10.09

Verdelírio Barbosa (terça)

“Tudo o que fizerem, façam de coração, como para o Senhor, e não para os homens”( Cl 3 – 23 )



SECRETARIADO MUNICIPAL

O prefeito Silvio Magalhães Barros II comandou ontem pela manhã na Sala de Reuniões do Paço Silvio Magalhães Barros, reunião do secretariado municipal. Foram discutidos inúmeros assuntos, como as obras que estão sendo realizadas, projetos que estão sendo elaborados, agilidade nas obras e no atendimento, novas campanhas e novos programas e projetos da atual administração em benefício da cidade.

PRÊMIO JABUTI

O livro “Fundamentos de Dermatologia”, das médicas Maria Cristina Ribeiro de Castro e Márcia Ramos e Silva, foi o vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências.

NÓS PODEMOS

Do deputado estadual Luiz Nishimori, do PSDB de Maringá, e que já decidiu ser candidato a deputado federal: “Podemos fazer muito mais. Nossa grande missão é fazer o Paraná crescer e melhorar a qualidade de vida de quem vive neste maravilhoso Estado”.

JORNALISMO

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar nesta semana a emenda constitucional que torna obrigatório o diploma em jornalismo para exercer a profissão. O relator Inácio Arruda, do PcdoB, já entregou seu parecer. Em junho o Supremo Tribunal Federal acabou com a obrigatoriedade do diploma.

CÂMARA DE

MARINGÁ

Hoje, a partir de 16;00 horas, sob a presidência de Mário Hossokawa, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, ocorre a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Maringá, quando diversas matérias de interesse do município e dos munícipes estarão sendo apreciadas pela edilidade maringaense.

MELHOR DO

MUNDO

O modelo brasileiro de coleta e doação de leite materno para crianças é considerado o melhor do mundo. É o que afirma a Organização Mundial de Saúde. O Brasil, assim, se tornou uma referência mundial na questão, transferindo tecnologia para 22 países. Possui ainda a maior rede de bancos de leite materno no mundo com 195 unidades, além de 72 postos de coleta em funcionamento.

O REPRESENTANTE

O advogado Ulisses Maia, Chefe de Gabinete do Município de Maringá, que já foi presidente da Câmara e exerceu o cargo de prefeito de Maringá, esteve acompanhando na região o prefeito de Curitiba, Beto Richa, que é pré candidato ao Governo do Estado pelo PSDB. Ulisses, que acabou de ingressar no PP foi na condição de representante do deputado federal Ricardo Barros, que é presidente estadual do Partido Progressista, e pré candidato ao Senado da República.

GOSTA DO PODER

Hildegard Angel publicou em sua coluna no Jornal do Brasil: “Depois de 18 anos como presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, João Elísio Ferraz de Campos, o marido de Regina Martell, deixa o cargo em dezembro. Vai concorrer a uma vaga no Senado pelo Paraná. Quem assume o posto é Jorge Hilário Gouvêa Vieira”.

MUDOU DE PARTIDO

José Borba, que é prefeito de Jandaia do Sul, mas que tem residência também em Maringá, mudou de partido no final de semana. Borba, que vai ser candidato a deputado federal deixou o PP e ingressou no PSB do Ciro Gomes, que transferiu domicílio eleitoral de Fortaleza para São Paulo.

PESSUTI EM

MARINGÁ

O vice governador do Paraná, Orlando Pessuti, que pretende disputar o Governo do Estado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro esteve ontem em Maringá. Ele esteve às 16;00 horas no Teatro Marista, participando do Encontro de Governo. Muitas lideranças, inclusive de outros partidos políticos, foram abraçar o Pessuti.

RECORDISTA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Marcelo Ribeiro, disse que um procurador do Paraná fez 1.100 representações reclamando o mandato dos que mudaram de legenda.

MORTE DO

GUARDIÃO

Faleceu ao meio dia do último domingo em Curitiba no Hospital do Trabalhador, Rosala Garzuze, com 103 anos de idade. Médico de formação, ele dirigia o Instituto Neopitagórico, o conhecido Tempo das Musas, na Vila Isabel, desde 1937.

OS CANDIDATOS

Nerino Alvez Pacheco, que é um dos mais importantes membros do Partido Verde em Maringá, disse que o PV terá ótimos candidatos nas eleições do ano que vem. Na Boca Maldita, Nerino disse que já estão certos o jornalista e blogueiro Ângelo Rigon e a cantora Márcia Mara como candidatos à Assembléia Legislativa, e Alberto Wagner Abrão para deputado federal.

INTROMISSÃO

Integrantes do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, estão se intrometendo no terreno alheio, reagindo contra a filiação de Paulo Skaf, presidente da FIESP, no PSDB depois de manter um namoro com o PSB. Lideranças petistas estão alegando que Skaf fez campanha para acabar com a CPMF e faz oposição ao governo Lula. Mas, os petistas estavam entusiamados com a possibilidade de Paulo Skaf ser candidato ao governo paulista pelo PMDB, o que prejudicaria o PSDB.

DESTAQUE

O jornalista Fábio Campana destacou em sua coluna do último domingo no jornal O Estado do Paraná: “O deputado federal Ricardo Barros (PP) está em campanha por uma vaga no Senado Federal. Ele percorre o Paraná com disposição para consolidar a candidatura. Participou da Assembléia Geral do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, em Cascavel e da solenidade de inauguração da Cooperativa Agromalte, a maior fábrica de malte da América do Sul, em Guarapuava”.

DISCUTINDO

ALIANÇAS

A ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rouseff, recebe hoje a bancada do PDT durante jantarem sua residência para debater o cenário político e discutir sobre possíveis alianças. O deputado federal Paulo Pereira da Silva, do PDT paulista é o coordenador do encontro. É possível que a questão do Paraná onde o PT quer apoiar Osmar Dias, do PDT, para governador seja discutida.

QUER MELAR

O governador Roberto Requião, do PMDB, ao que se informa estaria querendo melar a possível aliança entre PT e PDT. A informação de Curitiba é de que o governador paranaense estaria conversando para que Jorge Samek, presidente da Itaipu Binacional seja candidato ao Governo do Paraná pelo PT tendo como vice Waldyr Pugliesi, do PMDB..

CONVOCAÇÃO

O desembargador Marco Antonio de Moraes Leite, que foi juiz de Direito da Comarca de Maringá, foi convocado para substituir no Órgão Especial, o desembargador eleito Antenor Demeterco Júnior, desde o dia 1º deste mês de outubro, durante o seu afastamento.

O VIAJANTE

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, faz amanhã uma nova viagem internacional. Lula embarca rumo a Estocolmo para um encontro com o primeiro ministro sueco, Fredrik Reinfeldt. Na pauta das discussões meio ambiente, crise financeira e acordos bilaterais.

CORREIÇÕES

A Corregedoria Geral da Justiça realiza correição geral ordinária em todos os Ofícios Judiciais e Extrajudiciais das comarcas de Mamborê e Barbosa Ferraz, respectivamente nos próximos dias 13 e 14 deste mês. Nos dias 15 e 16 a correição acontece em na Comarca de União da Vitória.

SEM FUNDO

Em fevereiro deste ano o Tribunal Superior Eleitoral havia desaprovado as contas do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista –PPS-, ficando assim sem o direito de receber durante um ano o repasse do fundo partidário. O PPS pediu reconsideração, mas o TSE indeferiu o pedido, e assim durante um ano o PPS que em Maringá tem o advogado Waldir Frares exercendo a presidência, vai ficar um ano sem receber o repasse. A punição ocorreu pela desaprovação das contas, e entre as irregularidades apontadas está a ausência de documentos que comprovem os gastos.

ESCOLINHA

Hoje, às 8;30 horas o governador Roberto Requião, do PMDB, vai reunir o seu secretariado estadual no Museu Oscar Niemeyer, no Teatro Guaíra, como faz tradicionalmente todas as terças. Durante a reunião o secretariado fará um relato das atividades de suas pastas.

QUINTEIRO:

A ESPERANÇA

O advogado maringaense Wilson Quinteiro, do PSB, está com esperança de que poderá assumir brevemente uma cadeira na Assembléia Legislativa do Paraná. É que o procurador Newton Guedes, da Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer segundo qual, com o afastamento de Carli Filho, que deveria ter assumido a vaga era Wilson Quinteiro, do PSB e não Mário Roque, do PMDB. Agora a questão será julgada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral que ainda não marcou data para o julgamento, o que Quinteiro espera que ocorra nesta semana.

PASSA BEM

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, saiu da manhã do último domingo do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria do hospital ele foi transferido na quarta-feira para retirar um tumor intestinal. Ele havia sido internado no dia 23 de setembro e precisou fazer uma cirurgia para retirada da vesícula biliar.

MULHER DO

PROTESTO

Morreu no último domingo aos 74 anos, a cantora argentina Mercedes Sosa, que se notabilizou por suas canções de protestos nos anos 70 e 80, e que era conhecida como A Voz da América Latina. Mercedes Sosa permaneceu internada durante semans por causaz de problema hepático que piorou com complicações pulmonares.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Bruno Flávio Bertin, Claudio Torre, Eder Gonçalves Fernandes, Iara Olivo Rosa Nogueira, Janete Taborda Carvalho, Pity Marchese.