19.10.09

Verdelírio Barbosa (terça)

“O caminho dos ímpios é como densas trevas, nem sequer sabem em que tropeçam”( Provérbios 4 – 19 )

PP NÃO COMPARECEU

A Assessoria do senador Osmar Dias, do PDT, informa que o Projeto Paraná, que se constitui em reuniões regionais para elaboração do Plano de Governo, foi discutido no último sábado no município de Araucária. Disse que os deputados federais Ratinho Júnior e Abelardo Lupion, respectivamente do PSC e DEM estiveram presentes, bem como representantes do PT, PV e PSDB. Estranhou-se a ausência do comando do PP que é presidido no Paraná pelo deputado federal Ricardo Barros.

DISPUTA EM FAMÍLIA

A Gazeta do Povo, em sua edição de ontem, fala da disputa entre tio e sobrinho, referindo-se as possíveis candidaturas de Hermas Brandão Júnior e Evandro Júnior, ambos do PSDB para a Assembléia Legislativa do Estado. Hermas é de Fazenda Rio Grande e Evandro de Maringá.

MOMENTO OPORTUNO

A matéria diz que: Aos 39 anos de idade, Hermas Júnior esperou o momento oportuno para ser candidato. Ele afirma: “Tenho maturidade suficiente e considero uma responsabilidade muito grande ser candidato por ter o mesmo nome e pelo que meu pai fez pelo Paraná”.

É PESSOAL

A matéria traz uma afirmativa do vereador maringaense Evandro Júnior: “É algo que não parte de meu avô lançar os dois, mas tenho o apoio do PSDB Jovem do Paraná. O meu avô e o meu tio não aceitavam minha candidatura para deputado, mas o PSDB decidiu e vou ser pela minha vontade”.

ESPAÇO PRÓPRIO

Evandro Júnior, disse à Gazeta do Povo: “Não tenho Brandão no nome. Meus pais são separados e fui criado pelo meu avô em Curitiba até os 12 anos de idade. Mas agora estou construindo o meu espaço próprio aqui porque tenho estrutura grande com a ajuda de meu pai”.

FAZENDO BESTEIRA

Hermas Filho, tio do Evandro Júnior: “Duas pessoas da mesma família concorrendo não cai bem para a opinião pública. Sempre disse para o Evandro que ele está fazendo a maior besteira, mas ele é muito novo e é influenciado pelo pai dele, que está o colocando nessa fogueira. Mas eu estou no meu momento e não vou abrir mão”.

A TESTEMUNHA

O Supremo Tribunal Federal confirmou que a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, vai prestar depoimento amanhã, na 12ª Vara do Distrito Federal. A presidenciável vai ser testemunha de defesa, no escândalo do mensalão, do ex-deputado federal José Janene, do PP de Londrina.

CÂMARA DE MARINGÁ

A Câmara Municipal de Maringá, realiza Sessão Ordinária, hoje às 16;00 horas sob a presidência de Mário Hossokawa, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, quando diversas matérias de interesse do município e dos munícipes estarão sendo apreciadas pela edilidade maringaense.

AGRONEGÓCIO

As exportações do agronegócio do Brasil atingiram US$ 5.745 bilhões no mês de setembro, o que representa uma queda de 15,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em moeda nacional, os embarques somaram R$ 10,4 bilhão no mês passado, com um recuo de 14,7% em relação ao mesmo período de 2008.

CÂMARA DE SARANDI

O presidente da Câmara Municipal de Sarandi, Cilas Souza Morais, comandou ontem às 17;30 horas Reunião Ordinária daquele Legislativo, quando diversos Requerimentos e Projetos foram debatidos.

DIREITO AGRÁRIO

Octávio Mello Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura enviou moção a Henrique Manés, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, pedindo a inclusão da disciplina de direito agrário nos cursos de direito das universidades. O objetivo é que a proposta seja aprovada posteriormente pelo MEC.

EM FÉRIAS

Quem se encontra em Maringá desde a última sexta-feira é Jurandir Rodrigues de Oliveira, Assessor Especial do prefeito de Curitiba, Beto Richa. Jurandir, que foi diretor do extinto Banestado e da Água Azul Seguros, está em gozo de férias, e aproveita o período para visitar os amigos de Maringá e outras cidades do interior. E, enquanto faz as visitas, vai lembrando a todos que Beto Richa será candidato ao Governo do Paraná, pelo PSDB.

HOTELARIA

Vai começar amanhã e termina na sexta-feira, dia 23, em Veneza a 7ª Conferência Internacional de Hoteis. Um dos dados a ser apresentado na Conferência é de que a receita por apartamento da Atlântica Hotéis Internacional cresceu 6% entre janeiro e setembro deste ano, ante um recuo médio de 1,2% entre os hotéis brasileiros. A queda da receita no Brasil foi menor que em países como México e Estados Unidos que tiveram retração de 13,8% e 14,7%, respectivamente. Em Maringá a hotelaria apresenta um bom desempenho, segundo afirma Divanir Braz Palma, dono do Bristol Metrópole Hotel.

TODOS SÃO PAI

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Sarandi, disciplina o trânsito para visitação pública ao Cemitério Municipal Augusto Wolff no dia de Finados. São autores da matéria: Rafaez Pszybylski, Cilas Souza Morais, Luiz Carlos de Aguiar, João de Lara Vieira, José Roberto Grava, Aparecido Biancho, Belmiro da Silva Farias, Reginaldo Alves dos Santos, Eunildo Zanchim e José Aparecido da Silva “Nito “.

LANÇAMENTO

O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, lança hoje o livro “Globalização e Competição”, pela Editora Campus-Elsevier. O livro que tem prefácio do economista Robert Boyer, aborda os motivos por que muitos países emergentes com potencial de desenvolvimento acabam neutralizados e não atingem a expansão esperada.

EQUIPAMENTOS

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, esteve ontem às 16;00 horas na cidade de Bom Sucesso, oprtunidade em que fez entrega de novos equipamentos fisioterápicos para a APAE daquela cidade. Odílio informou que os recursos foram viablizados através do Ministério da Saúde.

SEGUROS PRIVADOS

Começa amanhã e termina no sábado, dia 24, no Rio de Janeiro, a 16ª Conferência Anual da Associação Internacional de Supervisotres de Seguros, promovida pela Superintendência de Seguros Privados, que espera para o evento 400 representantes de seguros. O tema central da Conferência é: O seguro como meio de desenvolvimento econômico.

CANA-DE-AÇÚCAR

A diretoria e o corpo técnico do Centro de Tecnologia Canavieira, anuncia hoje, às 9;00 horas no Bristol Metrópole Hotel de Maringá, o lançamento e a liberação para plantio de duas novas variedades de cana-de-açúcar. As variedades CTC 19 e CTC 20 que formam a quinta geraração com a marca CTC. Será anunciada também uma ferramenta oline de recomendação virtual e uma nova tecnologia de suporte logístico para unidades produtras de açúcar, etanol e energia.

FICHA LIMPA

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral protocolou um ofício solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB de São Paulo, medidas para acelerar a tramitação do projeto de lei de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos com ficha suja em todas as esferas de Poder. O projeto foi apresentado no dia 29 de setembro, data em que as 43 entidades da sociedade civil que compõem o movimento entregaram a Temer 1,3 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros.

INAUGURAÇÃO

Hoje, às 19;00 horas, na Avenida Paraná, 1.222 com um concorrido coquetel, vai acontecer a inauguração da Servopa Dama de Maringá.

BRASÍLIA

Milton Martini, prefeito municipal da cidade de Sarandi, está em Brasília, tratando de assuntos administrativos. Ontem ele cumpriu audiência com o ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura.

CURITIBA

Os secretários do município de Sarandi têm carta branca do prefeito Milton Martini, quando se trata em defender direitos e interesses do município. Ontem, Carlos Alberto Falachi, viajou para Curitiba, onde foi tratar de assuntos relacionados à sua pasta.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Arlete Shiniti Granado, Guilherme Johansen, José Guerino Altoé, Maria Cristina S Moreira, Maria da Conceição Moleirinho Baptista, Nádia Chiuchetta, Pedro Granado Martines Filho, Juscelino Saturnino, Reinaldo de Oliveira Santos, Raquel Lauer Verdade, Padre José Bortolotte.