3.11.09

É hora de vacinar

É hora de vacinar

O alerta vai para todos os pecuaristas do Paraná, já que iniciou no domingo (1º de novembro) - e segue até o dia 30 deste mês a segunda etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra Febre Aftosa no rebanho de bovinos e bubalinos. Vale lembrar que desta vez a vacinação é para todo o rebanho, independente da idade devem ser obrigatoriamente vacinados.
Esta é a única garantia de proteção do rebanho e da propriedade, contra uma doença que interfere diretamente nos mercados interno e externo. Antes de mais nada, importante é a conscientização do produtor, considerada uma das grandes conquistas da pecuária após problemas decorrentes dos focos de febre aftosa há alguns anos.
Hoje, graças a consciência e ao controle sobre a sanidade dos animais, o Paraná vive livre de aftosa com vacinação. Mas é claro que a meta é viver livre de aftosa sem vacinação. E a Sociedade Rural de Maringá, enquanto entidade constituída para lutar em defesa dos interesses do segmento rural, levanta esta bandeira. Queremos continuar com bons índices de cobertura vacinal, imunizando praticamente 100% de nosso rebanho.
Não é a multa de R$ 87,27 reais por cabeça não-vacinada que deve ameaçar o pecuarista, mas sim a possibilidade de focos da doença no estado. Quando o assunto é vacinação, nada mais consciente do que ser rigoroso e não adiar o trabalho.
É hora de vacinar e imunizar o gado. Afinal, são mais de 40 anos de campanhas ininterruptas contra a doença, introdução de novas metodologias, tudo no intuito de atingir o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.
Contribuem positivamente com o setor aqueles que respeitam os prazos, as normas de vacinação, e beneficiam a cadeia produtiva. A erradicação da aftosa e um programa eficiente de rastreabilidade é que valorizam o nosso produto.

Maria Iraclézia de Araújo
Presidente Sociedade Rural de Maringá