6.11.09

Verdelírio Barbosa (sexta)

“Que vocês sejam cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus” (Filipenses 1 – 11 )

NOVO COMANDO

O Quarto Batalhão de Polícia Militar sediado em Maringá, tem um novo comandante. Em solenidade realizada na manhã de ontem, na sede do 4º BPM, o Tenente Coronel Paulo Sérgio Larson Carstens, assumiu o comando em substituição ao Tenente Coronel Adilson Castilho Casitas.

DEBATE PETISTA

O Partido dos Trabalhadores realiza amanhã, a partir de 9;00 horas, um debate com os candidato à presidência estadual do partido. Será na sede da ADUEM e será a oportunidade para que cada candidato apresente suas propostas, discutindo táticas políticas de alianças, o programa e as candidaturas para as eleições do ano que vem, bem como o plano de ação.

NOVO NOME

A Mueller Mineira, indústria de plásticos automotivos localizada em Contagem vai ter um novo nome. Ela foi comprada pela Fiat e se chamará CMP Componentes e Módulos Plásticos.

CONFIRMADOS

Todos os quatro candidatos que disputarão a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores confirmaram presenças no debate marcado para amanhã em Maringá. Ênio Verri, da chapa “O Partido que Muda o Brasil”, Alfeo Luiz Capellari, da chapa: “Terra, Trabalho e Soberania”, Mário Pessatti, da chapa: “Compromisso com a Revolução Democrática – Uma Mensagem Socialista”e Tadeu Veneri, da chapa “Luta Socialista”, estarão participando.

O PALCO CAIU

Cada vez que o governador Roberto Requião visita Paiçandu acontece alguma coisa. Ontem, foi pior ainda que das vezes anteriores, pois o palanque em que o governador e outras autoridades ocupavam, simplesmente desmoronou resultado em diversos feridos.

PRESIDENTE LOCAIS

No dia 22 deste mês os filiados do Partido dos Trabalhadores, em Maringá, estarão elelgendo o novo presidente do PT maringaense, com dois bons nomes concorrendo. Mário Verri lidera a chapa “O Partido que Muda o Brasil”, e Humberto Henrique comanda a chapa: “O Partido que Queremos”.

NÃO BATEM

Os números do IBGE e ABIA não estão batendo. O IBGE diz que a indústria da alimentação teve uma queda de produção de 1% na comparação do mês de setembro com o mês de agosto. Já a pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, indica no mesmo período um crescimento de 1,7%.

SEPULTAMENTO

O padre Francisco Robl, que é o sempre querido Padre Chiquinho, será sepultado hoje às 9;00 horas no Cemitério Municipal de Santa Catarina. Uma comitiva de cinco pessoas representando a comunidade católica de Maringá, liderada pelo Padre Juliinho, estará presente no funeral.

PRIMEIRONA

No mês que vem vai começar a operar na Refinaria de Manguinhos, a primeira usina de biodiesel do Rio de Janeiro. Com um investimento de R$ 10 milhões, a unidade poderá produzir 60 milhões de litros por ano. Até o final de 2010 a meta é atingir 100 milhões de litros, volume suficiente para atender todo o Estado.

DUPLA CIDADANIA

O ex-senador e ex-ministro Euclides Scalco acaba de receber o certificado de cidadania italiana. Em Maringá são inúmeras as pessoas com cidadania brasileira e italiana, dentre as quais: Waldemar Allegretti e Cida Borghetti.

ESTÁ CHEGANDO

“Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World”, do economista Liaquat Armed, e que foi considerada na semana passada como o melhor livro de economia do ano, vai ser lançado no Brasil no ano que vem pela editora Campus-Elcevier, que publica também os trabalhos do professor maringaense Sidney Munhoz, da Universidade Estadual de Maringá.

MESA E BANHO

Levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Tecidos de São Paulo, mostra que no mês de outubro registrou-se um aumento de 4,5% na região da rua 25 de março na comparação com o mês de setembro. Arinos de Almeida Barros, presidente do Sindicato diz que: “A proximidade do final do ano é a principal causa desse resultado”.

CHEGA HOJE

O vereador Mário Hossokawa, presidente da Câmara Municipal de Maringá e que se licenciou do cargo pelo período de 60 dias para tratamento de saúde, em Curitiba, chega hoje na cidade. Mário vem todas as sextas e na segunda retorna a capital paranaense para continuidade do tratamento.

INVESTIMENTOS

A Fundação Lemann comprou da Universidade Stanford, nos Estados Unidos duas bolsas de mestrado na área de educação internacional. A Fundação Lemann já oferece bolsas de estudos para pós-graduação na Harvard e Illinois, com ajuda de custo para os escolhidos. As inscrições para 2010 em Stanford vão até 5 de janeiro.

ALMOCO TUCANO

O professor Wilson Matos Silva, reitor do Cesumar e presidente da Comissão Provisória do Partido da Social Democracia Brasileira, em Maringá, vai receber lideranças, dirigentes e membros do partido, para uma reunião seguida de almoço, hoje às 11;00 horas, no Cesumar. Diversos assuntos serão tratados.

CONTINUA CONTRA

Robert Aumann, economista que ganhou o prêmio Nobel de Economia 2009 desembarca no Brasil na próxima segunda-feira, dia 9, para uma série de palestras numa promoção da Universidade Hebraica de Jesusalem, onde é professor. Ele segue como opositor do auxílio de governos a empresas em dificuldades financeiras.

JEITO DE CAMPANHA

Embora não confirme oficialmente sua condição de candidato ao Governo do Paraná, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, do PSDB de comportamento de candidato. Neste final de semana ele visita Mandaguari, Campo Mourão e Foz do Iguaçu.

QUEDA NO ÁLCOOL

O maior recuo na atividade industrial brasileira no mês de setembro foi no setor sucroalcooleiro, conforme os dados divulgados pelo IBGE. A produção de álcool caiu 4,7% no mês de setembro na comparação com o mês de agosto.

CIDADANIA

A Câmara Municipal de Munhoz de Mello realiza Sessão Solene, hoje às 21;00 horas, para a outorga do Título de Cidadão Honorário de Munhoz de Mello ao deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá. A propositura foi do Poder Executivo, com aprovação unânime do Poder Legislativo.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Lizere Matias, Lucas Lauer Verdade, Adriana Haddad Nudi, Altair Pereira, Divanir Marion, Fernando José de Farias Ferras, Rony Cezar Guimarães.