13.11.09

Verdelírio Barbosa (sexta)

“Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”( Marcos 10 – 45 )

OS IMPACTADOS

No final do mês comunidades que vivem em torno de obras financiadas pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, se reunirão para elaborar um documento que será entregue ao presidente do banco, Luciano Coutinho. Denominados de Os Impactados, eles reclamam de transtornos causados por obras como hidreléticas, projetos de agropecuária, mineração, e indústrias sucroalcooleiras e de papel e celulose. Bem que poderiam incluir outras obras.

SOCIEDADE RURAL

O agronegócio estará em destaque de 16 a 23 deste mês de novembro, quando a Sociedade Rural de Maringá, abre espaço para a realização da 1ª AgroCamp, evento que envolve ciclo de palestras, encontros técnicos e de produtores, cursos, julgamento de animas, com realização no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Para Maria Iraclézia de Araujo, presidente da SRM é a oportunidade de integração entre produtores rurais da região, profissionais ligados ao segmento, técnicos, acadêmicos e a comunidade. A abertura será no dia 16 às 16;00 horas.

MARIALVA

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, tem todo um final de semana de forte ligação com Marialva, já que além de ser proprietário de uma área rural naquele município, ele é também o seu representante na Câmara dos Deputados. Ontem, Odílio participou do 22º Encontro de Viticultores de Marialva e procedeu a Nota de Empenho no valor de R$ 487.500,00 para a infraestrutura do Parque da Uva. Hoje, ele estará naquela cidade em companhia de sua esposa, dona Ivaíne na escolha da Rainha da Festa da Uva, e amanhã vai participar do desfile cívico-militar comemorativo aos 58 anos de Marialva.

TESTE DE VEÍCULO

Os Correios vão testar um veículo elétrico para entregar correspondência. O convênio foi assinado entre a empresa e a CPFL Energia, durante o 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, realizado na cidade de Campinas. Um dos carros expostos no evento, desenvolvido pela CPFL e Endra Automóveis, será testado pelos Correios durante dois meses.

ELEIÇÃO NA ORDEM

Na próxima terça-feira, dia 17, das 8;00 às 17;00 horas, estará sendo realizada a eleição da nova diretoria da OAB de Maringá, com duas chapas inscritas. A Chapa XI de Agosto tem João Everardo Resmer Vieira na presidência, com Rita de Cássia Lopes da Silva, na vice-presidência. A Cha Integração tem Heleno Galdino Lucas, na presidência e Wilson Luiz de Paula, na vice presidência.

QUEM DECIDE?

A Câmara Americana de Comércio, começou na quarta-feira, em São Paulo, uma consulta aos seus 5.000 associados para captar sugestões para inclusão ou exclusão de produtos importados dos Estados Unidos na lista de itens que serão sobretaxados pelo Brasil, elaborada pela Câmara do Comércio Exterior. O Brasil ganhou o direito de retaliar os Estados Unidos ao questionar os subsídios do país aos produtores de algodão na Organização Mundial do Comércio.

MULHERES NA ORDEM

Na eleição Seccional da OAB paranaense, a Chapa XI de Agosto com José Lúcio Glomb como candidato a presidência, participam 16 mulheres e na Chapa OAB Unida que tem Arnaldo Faivro Busato Filho como candidato a presidência participam 13 mulheres. Em Maringá, a XI de Agosto tem 11 mulheres, mesmo número da OAB Unida.

VICE DE MARINGÁ

A grande novidade na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, é que na chapa estadual XI de Agosto tem o maringaense César Augusto Moreno, da XI de Agosto local como candidato a vice-presidente. Encontrei muitos advogados afirmando que votará na Integração, em Maringá, mas votará na XI de Agosto, estadual.

NOVO COMANDANTE

Alexandre Ugadin vai assumir na próxima segunda-feira, o cargo de diretor-geral de mídia da Giovanni Draftfcb, em substituição a Eliana Bueno. Ugadin terá a responsabilidade de comandar uma equipe de 30 profissionais e cuidará de clientes como: Nívea, Gafisa, Brasilprev, Sky, Habib’s e outros.

DOUTOR CAMARGO

O prefeito de Doutor Camargo Alcidio Delapria, designou Luiz Montoja, para o cargo de Chefe de Divisao do Departamento de Agropecuária, Meio Ambiente, Indústria, Comércvio e Trabalho da Divisão de Indústria para responde pela sub-Unidade veterinária daquele município.

MAIS ESPAÇO

O jornal Espaço Aberto de Jandaia do Sul, que tem Antonio Alves de Miranda como diretor estará conquistando novos espaços, inclusive em Maringá, onde está sendo distribuído em diversos pontos. Antonio Alves de Miranda é amigo do professor Wilson Matos Silva, do Cesumar, desde quando Wilson Matos era diretor da Faculdade de Jandaia. A propósito, a briga entre áquela instituição e Wilson Matos, continua na justiça. Wilson Matos Silva foi condenado, mas recorreu.

MAIORAIS

Três empresas brasileiras figuram no ranking FinTech 100, que lista as cem maiores provedoras de serviço de tecnologia para o mercado financeiro do mundo. São elas: Itautec, que ficou em 24º lugar; CPM Braxis que ficou na 33ª colocação e Politec em 57º lugar. O levantamento foi feito pelo IDC Financial Insights e pela Bank Technoloty News.

PORTA ABERTA

Quem retorna hoje a Maringá é a engenheira e empresária Terezinha Nerone, que permaneceu durante toda a semana em Brasília tratando de diversos assuntos de clientes de sua empresa de Consultoria. Terezinha que trabalha com dedicação e honestidade, tem portas abertas em todos os ministérios e departamentos.

FERIADÕES

A Revista Conexão Paraná, do jornalista Joel Cardoso, fez uma enquete para saber qual a opinião dos leitores sobre os feriados serem comemorados sempre na segunda-feira. O resultado mostrou 66,3% favoráveis a comemoração sempre na segunda, enquanto 36,7% se manifestaram contra a comemoração na segunda.,

ACEPAR

Anibal Victorino da Silva, presidente da ACEPAR – Associação dos Comercializadores de Cereais do Estado do Paraná-, está convocando os associados para a Assembléia Geral que será realizada no dia 27 deste mês de novembro, às 19;00 horas, na Rua Izaura Gambá Victorino,646 no Parque Industrial II, para prestação de contas e eleição de nova diretoria.

PRESIDÊNCIA

Marcelo Calliari, sócio do TozziniFreire Advogados nas áreas de defesa da concorrência e comércio internacional, foi eleito para a presidência do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional para o biênio 2010/2011. Ele já foi conselheiro do Cade.

PROVISÓRIA

O PSDB de Maringá tem uma nova Comissão Provisória Municipal, com o professor Wilson de Matos Silva na presidência, Eliezabeth Akemi Nishimori, na secretaria e Flávio Vicente na tesouraria. São membros: Evandro Júnior, Márcia Socreppa, Laércio Rodrigues da Silva, Joel Coimbra, Mário Marques Alves, Ricardo Maia, Edmundo Hilário de Freitass, Nicolau Hirata, Sueli Lara e Tetsuo Noda.

O ESCRITOR

O engenheiro civil e empresário maringaense, Willy Taguchi, que foi vice prefeito, secretário municipal e presidente estadual do PMN, mas agora pertence ao PPS é escritor. Willy Taguchi tem diversos trabalhos, principalmente: Ohanashi – Contos e Lendas do Japão, já publicado.

ESCOLA MISSIONÁRIA

Sábado começa às 13;00 horas no Centro de Formação Bom Pastor, anexo ao seminário arquidiocesano a 3ª etapa da Escola Missionária da Juventude, que será ministrada pelo padre Rildo da Luz Ferreira, com o tema: A Juventude na Sagrada Escritura”. O projeto faz parte da Ação Evangelizadora da Arquidiocese que escolheu a juventude como uma das quatro prioridades até 2012.

DATA CERTA

Será no dia 21 deste mês de novembroe não no dia 2 de dezembro como a coluna publicou, a IV Conferência de Cidades, em Sarandi. O horário está confirmado das 8;00 às 12;00 horas e das 13;00 às 17;00 horas na Casa de Cultura Irmã Antona. O tema será: avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano.

CONGRATULAÇÕES

Um requerimento do deputado estadual Luiz Nishimori, do PSDB de Maringá, externo congratulações ao município de Marialva pela realização da 17ª Festa da Uva Fina e pelo aniversário da cidade, foi aprovado por unanimidade em sessão plenária da Assembléia Legislativa. Luiz Nishimori é também o deputado estadual autor da lei que denomina Marialva como Capital da Uva Fina.

SEMANA DO DESCARTE

O secretário de Saúde, Gilberto Martin estará hoje em Maringá, onde fará a abertura da Semana do Descarte, objetivando mobilizar a população para jogar fora todos os tipos de lixo e entulhos que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da Dengue. A abertura da Semana do Descarte e entrega de dois micro-onibus da Linha Saúde em Maringá, será às 15;30 horas na sede do CISAMUSEP, na Avenida Cidade de Leiria,432.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Ricardo Bueno de Almeida, André Botti, Maria José da Silva Vicaria, Leonil Cunha Pinto, Virgina Maria Rodrigues Vieira, Marcelo Fernandes, Maurilio de Oliveira, Padre Antonio Carlos da Silva, Adriane Dallagnol Paz, Ana Lúcia Poços Gondo, Carlos Masson, Edleuza Cavalcante Santos, João Roberto Fráguas, Rita de Cássia Pontes Serra, Sebastião Fernandes Lopes Neto, Tânia Regina Pichiolli da Silveira, Zenaide Aparecida Caleffi.