9.11.09

Verdelírio Barbosa (terça)

‘Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, o nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao Senhor, o nosso Deus” ( Jeremias 42 – 6 )

CAIXA FEDERAL

O crescimento da carteira de crédito atingiu 61,9%, de setembro do ano passado para setembro deste ano, sendo a maior expansão já obtida perla Caixa Econômica Federal em um período de 12 meses. E a redução do índice de inadimplência da carteira de crédito comercial passou de 4,2% em setembro do ano passado para 3,6% no terceiro trimestre de 2009.

ENCONTRO

O deputado federal Ricardo Barros, que é presidente estadual do PP participou de reunião com lideranças de São José dos Pinhais, ontem, às 19;30 horas, na Câmara Municipal daquela cidade.

LULA NA FIESP

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, esteve ontem na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-, participando da homenagem ao vice presidente da República, José Alencar, que recebeu o cargo de presidente emérito da entidade. Lula estará na FIESP novamente hoje, para um encontro com 400 empresários italianos, que realizarão mais de 2.000 encontros de negócios no Brasil.

FALECIMENTO ( I )

Faleceu na tarde do último sábado, vitimado por acidente rodoviário, o ex-prefeito de Ivatuba, Adolfo Semprebom, do PDT, com 67 anos de idade. Adolfo havia almoçado em Maringá com sua filha e ao retornar a Ivatuba, na localidade conhecida como Sapata, perdeu a direção indo de encontro a caneta e tendo batido o seu carro em uma árvore. Adolfo foi prefeito de Ivatuba por três mandatos, e era muito querido por todos, inclusive pelos adversários. O prefeito Vanderlei Saantini decretou Luto Oficial por três dias.

REPRESENTANTES

Amanhã, em Viena, na Áustria, acontece o Fórum Mundial da Justiça, e o Brasil estará sendo representado pela ministra Ellen Gracie e os advogados Ordélio Azevedo Sette e Isabel Franco. Mais de 500 representantes de 90 países estarão participando. No encerramento haverá apresentação de um grupo de jovens músicos pernambucanos.

PADRE CHIQUINHO

A Arquidiocese de Maringá comunica que a Santa Missa de 7º dia do padre Francisco Robl, o saudoso Padre Chiquinho, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, será amanhã, às 18;30 horas na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

LIDERANÇA

Argentina e Venezuela estão na liderança no uso de dados GSM na América Latina, sendo que nos dois países, 29% da receita média gerada pelas operados por usuário vem da transmissão de dados, como mensagens de texto. O Brasil aparece em quarto lugar com 12%.

CÂMARA

A Câmara Municipal de Maringá realiza Sessão Ordinária, hoje às 16;00 horas sob a presidência do vereador Zebrão, quando diversas matérias estarão sendo apreciadas pela edilidade maringaense.

COMO USAR

Cerca de 9.000 cartilhas com informações sobre como obter e usar o Cartão BNDES foram distribuídos pela Confederação Nacional da Indústria a micro e pequenos empresários desde julho.

FALECIMENTO ( II )

Faleceu no último domingo, em conseqüência de acidente no trecho entre Rondon e Cidade Gaúcha, Zoraide Zanko, 30 anos, residente em Paranavaí, sobrinha do publicitário maringaense, “Tito”, diretor da Única, e a mãe de Zoraide, a senhora Shirlei Zanko, respectivamente irmã e mãe do publicitário “Tito”, diretor da Única Propaganda. No veículo, um Astra Sedan, viajavam também o bebê Giovani Zanko Cavassin, filho de Zoraide, que sofreu ferimentos graves, sendo atendido no Hospital São Paul, em Cianorte, e Tainá Cristina Alves, a babá, que foi atendida em Cidade Gaúcha

AMPLIANDO MERCADO

A fabricante de motos Kainski venderá motores de popa para barcos e de mogeradores estacionários, para propriedades rurais a partir do ano que vem. O primeiro lote será importado, mas a previsão é de produzir os modelos em Manaus. A informação é de Claudio Rosa Júnior, presidente da Kasinski.

REPÚBLICA JANDAIENSE

A República de Jandaia do Sul, que em Maringá é comandada pelo Pinga Fogo, vai se fortalecer ainda mais. É que em fevereiro, o padre Virgilio Cabral dos Santos, paróco da Patóquia São João Batista de Jandaia do Sul será o novo pároco da Catedral Metropolitana de Maringá, uma vez que o monsenhor Antonio de Pádua Almeida renunciou ao cargo de pároco por motivos de saúde.

COMBUSTÍVEL

O Sindicom (sindicato de distribuidoras de combustíveis e lubrificantes e a Fecombustíveis ( federação do comércio do setor) começam a veicultar nos próximos dias campanha para combater sonegação de impostos do álcool. Cerca de 30% do volume consumido não tem os impostos recolhidos integralmente, segundo as entidades. O prejuízo para a arrecadação oficial seria de R$ 1 bilhão por ano.

ÚLTIMOS DIAS

João Celso Sordi, que foi secretário municipal e o primeiro gerente da Prefeitura de Maringá, está deixando o cargo de Secretário Executivo do CODEM – Conselho de desenvolvimento Econômico de Maringá-.

LIMPANDO GAVETAS

Um dos integrantes do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá-, disse que: “João Celso já está limpando as gavetas”. Ele disse que um dos principais motivos pela saída de João Celso Sordi é que ele (Sordi) se desgastou muito com o secretariado municipal.

CHAPA BRANCA

Um ex-presidente do Conselho de Desenvoltimento Econômico Maringá, disse que: “O CODEM vai passar por uma reformulação que deverá redundar em bons resultados. Depois que o CODEM passou a ser chapa branca foi ruim para o Conselho e para o prefeito. Daí a reformulação geral”.

TREINAMENTO

A brasileira ETH Bioenergia vai treinar 63 técnicos angolanos que trabalharão na Biocom, primeiro investimento direto da Odebrecht no setor sucroenergético em Angola, em parceria com a Damer Indústrias e a petrolífera estatal angolana Soriangol.

COCAMAR

“Se tiver que citar um exemplo de sucesso do cooperativismo brasileiro, a Cocamar é uma das principais referências”. Com essa afirmação, o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Glênio Viana, visitou a Cocamar em companhia de Marco Antonio Andrade Soares, assessor da diretoria de crédito e Nilton Laforga, gerente geral da região Noroeste.

INAUGURAÇÃO COM LULA

A construtora Serpal, do Grupo Advendo, se prepara para entrega a fábrica de lácteos da Perdigão, em Bom Conselho, no agreste pernambucano, cuja inauguração está marca para o dia 19 deste mês de novembro, e já tem garantida a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. As obras mais de R$ 50 milhões e incluem a nova fábrica de detergentes em pó da Uillever, em Iguarassu.

ENCERRAMENTO

Ágide Meneghette, presidente do Sisema FAEP, Jeferson Nogarolli, presidente do Sebra-PR e Ademir Mueler, presidente da FETAEP estão convidando para o encerramento das atividades das turmas do Programa Empreendedor Rural, e posse da nova diretoria da FETAEP, no dia 27 deste mês de novembro na Expotrade, em programação que terá início às 8;30 horas.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Paulo Meneguetti, Said Ferreira, Antonio Preto Orelhinha da Silva Leal, Kaiucia Rodrigues Montalvão, Marcos Paulo M Guirello, Izabela Beller Ferri, Gustavo Ferdinandi, Fábio Belz, José Carlos Dias de Toledo, Otavio Delmutti, Osvaldo Costa, Denise Berdin, Zuleira Cândido, Charles Assunção, Eliana Maia de Mendonça, Fátima Emília Aranega de Macedo, Isabela Ferri, Sandro Bertoni, Josieli Moraes, Leonardo Treichel Filho, Maria Aparecida Tuller, Paula Martins, Paulo Amadei, Maria Lúcia da Silva Fernandes.