23.11.09

Verdelírio Barbosa (terça)

FALECIMENTO

Faleceu em Maringá, na noite da última sexta-feira, a senhora Luzia Ernestina Pereira, com 77 anos de idade, mãe do vereador John Alves Correia. Dona Luzia, que foi sepultada em Naviraí, estava internada há vários dias com problemas renal.

FALSIDADE IDEOLÓGICA

Roberfo Accioly, que foi o vereador mais votado em Curitiba, poderia Ter ganho um processo por falsidade ideológica. Ele registrou sua candidatura como sendo solteiro, e no entanto, só ontem aconteceu na 3ª Vara de Família de Curitiba, a sua primeira audiência do divórcio. Portanto, era ainda casado.

GASTOS NO NATAL

Pesquisa feira pela ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá-, e Universidade Estadual de Maringá, revela que 22% dos maringaenses pretendem gastar mais com as compras neste fim de ano que em 2008, enquanto que 57% afirmaram que pretendem gastar a mesma importância do ano passado, enquanto que 7% afirmaram que ainda não definiram o quanto será gasto, enquanto que 14% disseram que as compras serão menores que em 2008. A pesquisa ouviu um total de 540 consumidores.

LANÇAMENTO MUNDIAL

O lançamento mundial da marca de azeite Soleada, do grupo português Sovena, acontecerá hoje no brasil. A empresa, que já tinha no mercado brasileiro, em parceria com a Bunge, a marca Andorinha, não possuía representação no país. Nuno Miranda que era gestor do produto, acaba de ser transferido de Portugal para São Paulo, para assumir a diretoria da empresa para a América Latina. A meta é faturar no Brasil, neste ano R$ 100 milhões, o que representa 10% a mais que no ano passado.

COMBATE AO CÂNCER

A Assembléia Legislativa do Paraná realizou evento ontem às 11;00 horas para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado na próxima sexta-feira, em razão de lei de iniciativa da deputada estadual Cida Borghetti, do PP de Maringá. A médica Mara Albinei Dudeque Pianovski fez palestra sobre o diagnóstico precoce da enfermidade e o fundados da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Dr. Dionísio Stefani foi homenageado.

O ESPECIALISTA

Um dos maiores especialistas em tributação e eficiência nos países emergentes, Richard Bird, professor emérito da Universidade de Toronto, foi convidado para participar do colóquio sobre tributação, infraestrutura e sustentabilidade que começa amanhã em São Paulo e termina na sexta-feira. A coordlenação é do Núcleo de Estudos Fiscais de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo no Brasil será o tema do seminário Aço: Construindo a Copa 2014, que começou ontem em São Paulo, numa realização do Centro Brasileiro da Construç~em em Aço e Instituto Aço Brasil. O ministro dos Esportes, Orlando Silva e André Johannpeter Gerdau, do Instituto, estiveram presentes na abertura.

BINGO BENEFICENTE

O Rotary Club Maringá- Aeroporto- realizará bingo beneficente amanhã às 19;45 horas, quando será servido o tradicional risoto aos presentes, com a renda sendo revertida para a Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Maringá. O preço do convite é de R$ 15,00 e os interessados podem solicitar pelo telefone: 392507031 que o Paulo Badan providenciará a entrega.

GÁS NATURAL

O comité de GNV – gás natural veícular-, do Instituto Brasileiro de Petróleo promoveu ontem no Rio de Janeiro, um evento para discutir sobre GNV em veículos pesados. Durante o encontro foi exposto um micro-ônibus movido a gás, projetado pela Comgás e Osasgás.

PERMUTA

Ontem foi investido como juz Substituto da 9ª Região, o magistrado Moacir Antonio Olivo, que desde novembro do ano passado exercia o mesmo cargo na 15ª Região, no interior de São Paulo. Sua permuta para o Paraná deu-se com a juiz Érica Escarassatte. A cerimônia ocorreu às 17;00 horas no gabinete da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Moacir Antonio Olivo estava no interior paulista, mas é natural de Medianeira, no Paraná.

POSSE DE QUADROS

O juiz federal Fernando Quadros da Silva, natural de União da Vitória, e que começou sua carreira em Maringá, foi empossado ontem, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.. A solenidade de posse ocorreu no plenário do Tribunal, em Porto Alegre. Fernando Quadros da Silva foi nomeado pelo critério de merecimento e já atuava no Tribunal como convocado desde 2007.

COMUNISMO

Václav Klaus, o presidente da República Tcheca, confirmou que desenbarcará no Brasil, amanhã, em missão oficial. Ele vai proferir palestra na Fasp, onde abordará os 20 anos após a queda do comunismo.

CÂMARA

A Câmara Municipal de Maringá, realiza Sessão Ordinária, hoje às 16;00 horas sob a presidência do vereador Zebrão, quando diversas matérias estarão sendo debatidas pelos edís maringaense.

OS DESTAQUES

O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal foi eleito o Senador do Ano pelo site Congresso em Foco, com senador Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas, ficando em segundo lugar, e o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, que havia sido escolhido em primeiro lugar em dois anos consecutivos, ficou na terceira posição. Na Câmara dos Deputados Manuela D”Ávila, do PcdoB ficou em primeiro lugar, enquanto que Rita Camata, do PSDB do Espírito Santo ficou em segundo lugar e Gustavo Fruett, do PSDB do Paraná ficou em terceiro lugar.

CORRERIA

O maringaense Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná-, chegou em Maringá na última suinta-feira, participou do jantar em homenagem aos 50 anos do deputado federal Ricardo Barros, passou o final de semana com a família, e no domingo seguiu para Curitiba. Ontem, Ágide já estava em Brasília.

ESCOLINHA

Hoje, às 8;30 horas, no Museu Oscar Niemeyer, no Teatro Guaíra, o governador do Paraná, Roberto Requião, realiza mais uma reunião do secretariado. Tratarão de diversos assuntos, e por certo, Requião, falará do pré lançamento de seu nome para a Presidência da República, pelo PMDB.

NOVO COMANDO

Em solenidade realizada ontem à noite na Câmara Municipal de Maringá, o Capitão Carlos Henrique Cardozo deixou o comando da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária de Maringá, para trabalhar na sede do Comando do Policiamento do Interior, em Curitiba, e concluir seu curso para promoção a major. Em seu lugar, assumiu o Capitão Ademar Paschoal, que vinha comandando o Setor de Planejamento do 4º Batalhão.

O RECEPCIONISTA

Na quinta-feira passada, quando esteve em Curitiba, o governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, foi recepcionado no Aeroporto Afonso Pena, pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do PMDB, e que é o líder do governador Roberto Requião (PMDB), na Assemblélia. O próprio Romanelli levou José Serra, para um encontro com Requião no Palácio das Araucárias.

CIRURGIA

O médico José Carlos Dias de Toledo, que é Cidadão Benemérito de Maringá, e foi médico e presidente do Gremio Esportivo Maringá, foi submetido a cirurgia de hérnia na semana passada, pelas mãos do competente Dr. Pedro Barros. Cuidadoso, o Dr. Toledo que agora reside em Eldorado, no Mato Grosso, está em Maringá neste período de recuperação.

REQUIÃO PRESIDENTE

Durante encontro nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, realizado em Curitiba no final da semana, o governador Roberto Requião teve seu nome lançado como candidato a Presidência da República, com o apoio de 15 diretórios estaduais. Requião está entusiasmado, o mesmo acontecendo com o PMDB.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Dayani Lúcia Barbosa, Vera Lúcia Nunes Sampaio Rocha, Samuel Pismel, Doralice Bezerra Vom Eye, Gustavo Short Peixoto, Eid Kamel El Ghoz Júnior, Galileu Pasquinelli Neto, Kleber Antonio Zeferino, Marcelo Furquim, Michel Piveta Assunção, Paulo Peixoto.