30.11.09

Verdelírio Barbosa (terça)

“Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor”( Salmos 147 – 1 )

DE SANTIAGO

PARA MARINGÁ

Jurandir Rodrigues de Oliveira, que visita o Chile, com a esposa Alda, manda informações:

O candidato conservador da oposição, Sebastian Piñera deverá ser o novo presidente do Chile, superando no segundo turno que acontecerá no início de janeiro. Eduardo Frei, da Coalizão governista, conforme pesquisa Piñera tem 36% contra 26% de Frei no primeiro turno que ocorre no dia 13 deste mês.
- O candidato independente Marco Ominami tem 19% e com 5% aparece o representantes comunista, Jorge Arrate. Aqui o voto é obrigatório.
- Michelle Bachelet, atual presidente está com índice histórico de 78% de aprovação, não conseguindo transferir para Frei seus votos, como Lua não conseguiria transferir seus votos para Dilma, deixando para Serra o governo.
- No Chile 25% dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas embriagados contra 50% no Brasil. Aqui a fiscalização é rigorosa e os chilenos possuem um gráu elevado de educação.
Os carabineiros, como são chamados os policiais no Chile, são incorruptíveis e punem quem tenta corrompê-los.
Os infratores são presos e o Juiz poderá decretar a prisão, o cancelamento da carteira de motorista e outras penas, quando os motoristas são flagrados dirigindo embriagados.
Aqueles que cometem três ou mais infrações gravíssimas podem perder definitivamente suas habilitações. Se o acidente tiver vítimas o bicho pega.
Estou seguindo as notícias, principalmente de Maringá, pos seus noticiários.
TESOUREIRO

A ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tem tesoureiro para sua campanha. Será João Vacarri Neto, presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, e amigo de Lula há mais de 40 anos.

CÂMARA DE MARINGÁ

A Câmara Municipal de Maringá realiza Sessão Ordinária, hoje às 16;00 horas sob a presidência do vereador Zebrão, quando diversas matérias de interesse do município e dos munícipes serão apreciadas pelos edís.

QUEM ACREDITA?

José Janene, que se aposentou como deputado federal alegando problemas de saúde diz que vai renunciar a aposentadoria. E afirma que será candidato a deputado federal e que será o mais votado do Paraná.

CÂMARA DE SARANDI

O vereador Cilas Morais, o mais experiente edil sarandiense, e presidente do Poder Legilativo daquela cidade, comandou a Reunião Ordinária realizada ontem às 17;30 horas. Diversos Requerimentos e Projetos foram apreciados pela edilidade.

BEM MANEIRA

Amigos do governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, estão sugerindo para que ele faça uma campanha bem maneira, sem atacar Lula, caso seja o escolhido como candidato a Presidência da República pelo partido tucano. Os companheiros de Serra estão até sugerindo que ele escolha um vice que seja bem próximo de Lula.

DESTAQUE

Matéria da Agência Estado publicada em diversos jornais brasileiros, inclusive na Folha de Londrina no último domingo, destaca o maringaense Namy Wihby, que ensina as mulheres andar nas alturas. Ele já foi instrutor de diversas atrizes, como Dina Paes, que foi Norminha na novela “Caminho dos Índias” e agora está ensinando e orientando a atriz Tais Araújo. Mas, já orientou outras famosas, como Raica Oliveira e Isabel Goulart.

CORAÇÃO DE LEÃO

Entre 1990 e 2006 as mortes causadas por doenças cardiovasculares diminuíram 20% no Brasil. A maioria dos médicos é de opinião que esse número é hoje de no mínimo 25%.

MHELODY PUPIN

“A arquiteta Mhelody Pupin ( filha da Luiza e do Carlos Roberto Pupin), foi convidada para assinar a decoração da escada do Castelo do Batel na festa que marcou oficialmente o início dos festejos natalinos, no último dia 24 em Curitiba. Para decorar o espaço, ela quis resgatar a magia da época e lançou mão de cores e objetos tradicionais que representam o Natal. Formada em julho do ano passado pela Pontíficia Universidade Católica, Mhelody já está desenvolvendo projetos residenciais em Santa Catarina e Maringá. O próximo passo, ela conta, é montar um showroom na capital paranaense”. O texto, com direito a foto, é de Kátia Michelle colunista social de Curitiba, publicado edição do último domingo, na Folha de Londrina.

CONTA TUDO

Sabrina Sato, a apresentadora que participa do Programa Pânico na TV, está feliz da vida com o Twitter. Ela diz que tem 310 mil seguidores, e que conta tudo no mínimo de três em três horas.

LANÇAMENTO

Policial federal, Eduardo Maia Betini, que é primo dos irmãos Ricardo e Ulisses Maia, vai lançar hoje às 19;00 horas no Teatro Calil Haddad, o livro: “COT – Por Dentro do Grupo de Operações Federais da Polícia Federal”.

ESCOLINHA

Hoje, às 8;30 horas, o governador Roberto Requião, do PMDB, vai comandar no Museu Oscar Niemeyer, no Teatro Guaíra, a tradicional reunião do secretariado estadual, quando diversos assuntos relacionados com a administração pública paranaense estarão sendo debatidos.

MUITA CONVERSA

A política maringaense está em fase de muitas conversas. No último sábado, o vice prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, do PDT, conversou muito com o deputado federal Ricardo Barros, do PP. Para amanhã, Pupin tem agendada uma conversa com Edmar Arruda, do PSC.

EM BRASÍLIA

O governador Roberto Requião, que hoje às 8;30 horas comanda reunião do secretariado estará à tarde em Brasília. É que a ala do PMDB favorável à candidatura própria a Presidência da República em 2010 realiza um ato público hoje no Senado para lançar o nome do governador paranaense na disputa ao Palácio do Planalto.

DESISTÊNCIAS

Muitos pré candidatos à Assembléia Legislativa do Paraná, inclusive alguns da região estão desistindo. Primeiro foi Marla Tureck, da cidade de Campo Mourão, depois foi Humberto Feltrin, da cidade de Marialva, e agora chega a informação de que Carlos Keidi, da cidade de Astorga está desistindo da disputa.

A REPRESENTANTE

Lygia Pupatto, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está seguindo para a França. Ela vai representar o governador Roberto Requião no encontro de cooperação franco-brasileira, em Lyon.

O GANHADOR

O imobiliarista Silvio Iwata Filho, foi o ganhador do automóvel Corola, sorteado no último domingo no Parque do Japão. A entrega será feita amanhã, durante jantar que será realizado na Casa de Eventos Moinho Vermelho.

DATA MARCADA

A Comissão Examinadora do concurso público para analista judiciário e técnico judiciário do quadro de 1º grau de jurisdição do Estado do Paraná comunica que se encontram em fase final de apreciação os pareceres, apresentados pela FAE, para os quase 2 mil recursos interpostos. Assim, o gabarito oficial e a classificação dos candidatos será divulgada até o dia 10 deste mês de dezembro.

O CIDADÃO

O imobiliarista Cláudio Sandri, um dos mais importantes integrantes de Rotarly Internacional do Distrito 4630, vai receber no dia 20 de maio, mês em que se comemora o aniversário da cidade, o Título de Cidadão Benemérito de Maringá.

FALECIMENTO

Ornídio Vitorino da Silva, faleceu no último domingo, aos 75 anos de idade, tendo sido servidor público municipal durante 25 anos. Foi sepultado ontem no Cemitério Municipal de Maringá, deixando a esposa, 4 filhos e 5 netos.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Adelina Casanova Ribeiro, Adrian Loret, Advanir Alves Ferreira, Hilda Rezende Cristaldo, José Peres Marques, Levi Moreira Alves, Marino Eligio Gonçalves, Thaís Hilgemberg, Walter Rodrigues Júnior, Wilson Antonio Braz, Gabriel Piovezan Maul, Leonilda Ramos dos Santos, Antonio João dos Santos, Laercio Ferreira, Moisés da Silva Vieira, Ozéia Rodrigues da Silva, Simone Cristina dos Santos.