14.1.10

Verdelírio Barbosa (sexta)

“ Ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor” ( Daniel 9 – 17 )

BEM PERTINHO

O governo tinha previsão de que a taxa de inflação no ano passado seria de 4,5%, Na última quarta feira aconteceu o anúncio final, chegando bem pertinho do previsto. O número anunciado foi de 4,81% não só com a política de juros do Banco Central, mas também com a contenção do consumo pela crise global.

PARQUE DO INGÁ

O prefeito Silvio Magalhães Barros II, esteve vistoriando ontem, às obras que estão sendo realizadas no Parque do Ingá, acompanhado por assessores. Como as obras estão sendo feitas internamente, o maringaense não tem noção do que está sendo feito.

OBRAS DO CATUAÍ

O jornalista Diniz Neto, informa que as obras do Catuaí Shopping Maringá prosseguem e que a inauguração está prevista para o final do ano. Aquele Shopping terá 218 lojas, com seis âncoras, um hipermercado e um centro de diversão, além de seis salas de cinema. Diniz Neto informa que 70% das lojas já foram comercializadas.

QUEDA NO ETANOL

Desde o início da alta dos preços do etanol hidratado no final do mês de outubro, o consumo do combustível já recuou 500 milhões de litros, conforme informou Antonio Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar. A previsão era de que a demanda por hidratado que abastece os carros flex, se mantivesse em alta crescente.

PASSE DO ESTUDANTE

A Secretaria de Transportes do Município de Maringá começou receber ontem, os pedidos de recarga dos cartões do Passe Livre do Estudante. As solicitações devem ser feitas até o dia 31 de março, no Segundo Piso do Terminal Rodoviário Vereador Jamil Josepetti, no horário das 9;00 às 15;00 horas.

FIM DA SOCIEDADE

Dois competentes advogados maringaenses, com escritório dos mais movimentados, resolveram colocar fim à sociedade. Moysés Zanardi e Ivan Guimarães, depois de muitos anos dividindo o mesmo espaço resolveram por um fim à sociedade. Mas, tudo realmente numa boa, tanto que continuam amigos e embora em salas diferentes continuam no mesmo prédio.

ASSESSORAMENTO

Uma equipe do Fundo Monetário Internacional está na Grécia para assessorar o país a superar a sua crise financeira. Autoridades da Grécia vêm enfatizando que apesar das dificuldades, o país não pretende pedir empréstimo ao Fundo.

MAIS SICREDI

O Sicredi continua crescendo em rítmo acelerado, devendo inaugurar ainda neste ano 10 novas unidades. A próxima deverá ser o Sicredi Pedro Taques, onde o artista Zanzal Mattar realiza uma decoração espetacular.

LIVRO DAS MULHERES

A Secretaria Municipal da Mulher de Maringá, já está trabalhando para a confecção do livro em que mulheres maringaenses do período entre 1947 e 1967 serão destacadas. Olga Agulhon, presidente da Academia de Letras de Maringá, está prestando extraordinária colaboração.

CRESCIMENTO

A aviação brasileira teve um crescimento de 17,6% em seu mercado doméstico, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil( Anac), sendo o melhor desempenho desde 2005. Uma das companhias que mais cresceu foi a Azul que saiu de zero no início de 2009 e fechou o ano com uma fatia de 3,82% do mercado. A Gol que tinha 42,38% em 2008 caiu para 41,37% e a TAM teve queda ainda maior, de 50,40% para 45,60%.

TEM TEMPO

O ex-prefeito da cidade de Astorga, Carlos Keide, tem convite para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado, mas ainda não respondeu. Ele admite a possibilidade da candidatura, mas diz que ainda tem tempo, para analisar melhor a condição e para apresentar uma definição ao partido.

APROXIMAÇÃO

O deputado estadual Wilson Quinteiro, do PSB de Maringá, foi sondado e até convidado para integrar o grupo político liderado pelo deputado federal Ricardo Barros. Ele ainda não respondeu, mas uma aproximação não está descartada.

VAI APOIAR

O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, já descartou a possibilidade de ser candidato a Presidência da República, o que de certa maneira é bom para o senador Osmar Dias, do PDT de Maringá, que deverá ser candidato ao Governo do Paraná, e assim fica livre para composição. Cristovam disse que vai apoiar Dilma Rousseff para a Presidência da República, e não esconde que gostaria de contar com o apoio de Lua para disputar o Governo do Distrito Federal.

PODE REVER

O deputado federal Fernando Gabeira, do Partido Verde, havia dito que não pretendia disputar o Governo do Rio de Janeiro. Ele no entanto pode acabar revendo a posição, já que José Serra, provável candidato a Presidência da República pelo PSDB, admite que os tucanos poderão apoiar a candidatura de Fernando Gabeira, para governador.

RECUPERAÇÃO

O ex-vereador Maringaense, João Batista Beltrame, o “Joba” que foi prefeito de Iguaraçu e agora é secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, está se recuperando muito bem do acidente rodoviário que sofreu nas imediações de Marília.

FILHO DO PADRE

André Pegorer, filho do ex-prefeito de Apucarana, Padre Walter Pegorer, ao que se informa deverá ser candidato a deputado estadual. André conta com excelente base em Apucarana, e tem muito prestígio em toda região do Vale do Ivaí.

IVATUBA

Quem esteve ontem em Maringá tratando de diversos assuntos de interesse de Ivatuba, foi Vanderlei Santini, prefeito municipal daquela cidade. Uma das áreas em que a população ivatubense está bem servida é no setor de saúde, mas Vanderlei Santini quer melhorar ainda mais.

TRADIÇÃO

A Diáspora do Povo Gaúcho, é o mais novo livro do senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul. A respeito do livro, diz Pedro Simon: “Falo da nossa cultura, do churrasco, do chimarrão, da nossa história, do amor, da família, da fé”.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

LeonardoKikuchi, Tercio Hilário de Oliveira, Alador Carlos de Moraes Leite, John Alves Correa, Inês Nichochelli Anselmo, Elpidio Alves Dias, João Delorenzzo Filho, Márcia Angeli Bonemer, Mariana Palmeira, Marilene Jaeger Fernandes, Miguel Martos Fontes, Raquel Furquim, Romeu Alberto Parizzotto, Sebastião Lacerda Filho.