28.1.10

Verdelírio Barbosa (Sexta)

 Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus” ( Salmos 147 – 7 )

MORREU SILVIO BARROS

Hoje está completando 31 anos da morte do saudoso prefeito Silvio Magalhães Barros, que faleceu no Aeroporto Gastão Vidigal, vitimado por uma parada cardíaca, quando se preparava para viajar com destino a Curitiba onde faria uma cirurgia do coração. Silvio Barros chegou em Maringá com 15 anos de idade, morreu com 51 anos e foi o primeiro prefeito da cidade a morrer. Ele foi vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito. Quando faleceu, o corpo foi levado para a residência de seu pai (José), na Rua Campos Sales, 851 na Vila 7 e depois, a convite do então prefeito João Paulino Vieira Filho, foi para o Paço Municipal.

EU SOU BRASILEIRO

Uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers com 1.198 dirigentes de empresas de 52 países mostra os empresários brasileiros como os mais disposto a contratar gente este ano. Houve 61% de repostas positivas, ante 40% da média mundial. Os brasileiros também são os maiores opositores regras trabalhistas novas, mesmo o salário com 63%, aparecendo o americano em segundo lugar com 52%.

AS CRÍTICAS

Em entrevista concedida para uma emissora de rádio de Sarandi, o empresário Valter Volpato, que foi candidato a prefeito daquela cidade e presidiu a ACIS-Associação Comercial e Empresarial de Sarandi-, fez sérias críticas ao ex-vereador Carlos de Paula, atual vice prefeito daquele município.

É MENTIRA?

Tarso Genro, ministro da Justiça desmentiu a informação de que o projeto de lei preparado pelo Ministério da Justiça vai exigir que toda grande empresa terá de distribuir a seus funcionários 5% do seu lucro líquido. Mas admitiu que um grupo de trabalho estuda certos assuntos dessa ordem.

BIBLIOTECA CIDADÃ

Os vereadores de Sarandi, Cilas Souza Morais, Luiz Carlos de Aguiar, Eunildo Zanchim “Nildão” e José Roberto Grava, oficiaram ao deputado estadual Wilson Quinteiro, do PSB de Maringá, solicitando que ele envide esforços que viabilize a liberação de uma Biblioteca Cidadã para Sarandi.

CAIXA FECHADO

Diversos bancos da China determinaram que suas agências suspendam a concessão de crédito até o final deste mês. Ainda não está claro quanto será severa a decisão bem como , nem a decisão está sendo recebida.

O CANDIDATO

O Partido Verde de Maringá, está apoiando, desde já, o nome de Nelton Friedrich, como candidato do partido ao Governo do Paraná. Uma das justificativas é a experiência de Nelton que foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado, diretor da Itaipu Binacional, e é honesto.

PROJEÇÃO

O crescimento econômico do Brasil para 2010 será de 4,7%, segundo projeção feita pelo Fundo Monetário Internacional. No último trimestre do ano passado, o mesmo FMI fez uma projeção de que a expansão brasileira seria de 1,2%.

CONTRA O ESTADO

No dia 15 de abril, na Quarta Vara Cível da Comarca de Maringá, acontece às 14;30 horas a audiência para oitiva de testemunhas do advogado Dirceu Galdino Cardin, na Ação de Indenização por Danos Morais, que ele move contra o Estado do Paraná. Trata-se daquela denúncia que o Promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Aparecido da Cruz, fez contra o advogado. Dirceu Galdino diz que vai até o fim.

O PROFISSIONAL

A declaração é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, também conhecido como “alemão”, durante palestra na sede da FAEP: “Sou extremamente profissional no que faço. Para decidir ou defender num debate se determinada postura gerencial ou política, levo em conta todas as opiniões manifestadas”.

O COORDENADOR

O conhecido empresário Fuad Kfuri, que foi prefeito municipal da cidade de Goioerê, vai trabalhar muito na campanha eleitoral do senador Osmar Dias, do PDT de Maringá, para o Governo do Paraná. É que Fuad Kfuri aceitou ser o coordenador da campanha de Osmar Dias naquela região.

EXPORTAÇÃO

O Paraná conseguiu aumentar a exportação de frangos de corte em 2009 mesmo diante da crise financeira mundial. O aumento foi de 4,29% na comparação com 2008. Segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, no período de janeiro a dezembro do ano passado, o Paraná vendeu ao mercado externo 954.703,285 quilos de frango e no ano anterior havia vendido 915.414,503 quilos.

ARRENDAMENTO

Jorge Tranjan, que em Maringá foi secretário municipal, presidente do Saop e da Urbamar, e que foi assessor de Silvio Barros II, no primeiro ano de governo, vai viver de papo pro ar. Jorge vendeu todo o gado e arrendou a fazenda para plantação de cana-de-açúcar.

NOVO LÍDER

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que passa o fim de semana em seu apartamento em São Bernardo do Campo, convocou o deputado federal Cândido Vacarezza, do PT de São Paulo, para assumir o cargo de Líder do Governo, no lugar de Henrique Fontana, do PT o Rio Grande do Sul.

SABE TUDO

O professor Darlei Landi, é um técnico que sabe tudo sobre pesquisas. Ele faz com conhecimento e com honestidade, não permitindo que se mexa em números para agradar quem quer que seja.

PELA IMPRENSA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está “pê da vida” com o ministro da Justiça, Tarso Genro, do PT do Rio Grande do Sul. É que Lula ficou sabendo que Tarso pretende deixar o cargo dia 10 de fevereiro, pela imprensa. E não pessoalmente.

OS PRESIDENTES

Reginaldo Miotti é o novo presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Itambé, com Ananias Soares Vieira, presidindo a Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Geraldo Francisco da Costa foi eleito presidente da Comissão de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, e Maria Salete Fragoso Broio é a nova presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.

ANIVERSÁRIOS

Estão aniversariando hoje:

Eduardo Guimarães J de Andrade, Guilherme Farias Fávero, Lúcia Helena Valente Volpi, Manoel Batista da Silva Júnior (Dr. Batista), Maria Conceição Martins Agostinho, Olivia de Rezende Sespede, Valéria Bianchi Madeira, Mônica Bertin, Francisco Sales Bueno, Marli Gimenes, Olivia de Rezende Benteo, Marita Ozieranski, Orlando Sales Striques,